USP e Universidade de Rhodes fortalecem atividades de intercâmbio para troca de conhecimentos

Com informações do pesquisador Neilo Trindade e da Rhodes University.
--
Os estudantes Isabela Ferreira e Matheus Cavalcanti, orientandos do Prof. Neilo Trindade, do IFUSP, estão na Universidade de Rhodes, na África do Sul, em intercâmbio para aprender mais sobre as propriedades de luminescência de minerais naturais brasileiros. Ambos são bolsistas FAPESP e concretizam, nesta iniciativa, sua primeira viagem internacional. Uma terceira orientanda, a estudante Alexia Oliveira Silva, também prepara sua participção no programa a partir de agosto.

O Departamento de Física e Eletrônica da Universidade de Rhodes tem programas de pesquisa respeitados internacionalmente em física de estado sólido experimental, e atuação ampla em numerosas subáreas, de física teórica à pedagogia da física. A principal linha diz respeito ao The Square Kilometre Array Radio Telescope - ou SKAO. Quando concluído, este será o maior telescópio do mundo - e um dos maiores projetos científicos já concebidos. Já na área de interesse do pesquisador Neilo Trindade, o destaque fica para o Laboratório de Pesquisa de Luminescência da Universidade de Rhodes (Luminescence Research Laboratory ), que é o único na África do Sul envolvido em pesquisas fundamentais sobre a física de defeitos pontuais em sólidos. Sobre a relevância deste laboratório, comenta Neilo Trindade: "O maior destaque do Luminescence Research Laboratory é um versátil sistema de diodos emissores de luz para a medição de espectros de luminescência resolvidos no tempo. O instrumento é baseado em diodos emissores de luz pulsados de 470 nm e 525 nm e foi construído internamente. A equipe do Professor Makaiko Chithambo trabalha com diversos materiais naturais e sintéticos aplicados à dosimetria de radiação, tendo dezenas de publicações e grande repercussão na área, tornando-se referência no tema. O Prof. Chithambo tem 42 publicações sobre quartzo de um total de 132 publicações; além de escrever um livro sobre uma introdução à luminescência opticamente estimulada resolvida no tempo, temas principais desta etapa de pesquisa."

A relação entre as universidades se estabeleceu por meio do contato entre ele e o Prof. Makaiko Chithambo, chefe do Departamento de Física e Eletrônica da Universidade de Rhodes; ambos possuem dois artigos em coautoria. Sobre esta aproximação, relembra Trindade: "A relação mais estreita com Prof. Chithambo se deu a partir de uma conferência do SBPMAT (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais) que eu organizei, e ele foi um dos palestrantes convidados. Na ocasião fizemos uma reunião paralela, ele se interessou pelos nossos trabalhos e falou que poderia contribuir. Foi assim que iniciamos o intercâmbio." Além da ida dos estudantes brasileiros, Chithambo também pretende trazer alunos de Rhodes para a USP. O programa permite que os alunos visitem a universidade anfitriã por um mês ou mais, matriculados em suas instituições de origem.

Os intercambistas Isabela e Matheus refletem sobre a rica experiência de estudarem e visitarem um ambiente tão diverso do seu (o campus da Universidade de Rhodes é situado na pequena e pacata cidade de Makhanda, e os estudantes são residentes de São Paulo) enquanto recebem a acolhida da equipe: Temos sempre o prazer de receber estudantes visitantes e acadêmicos em nosso campus na Rhodes University”, diz Orla Quinlan, diretora de internacionalização da Rhodes University. “É especialmente bom ouvir as primeiras impressões entusiásticas e novas perspectivas de visitantes que nunca estiveram aqui antes. É edificante para todos.

Foto: Rhodes University | Professor Makaiko Chithambo, Matheus Cavalcanti, Orla Quinlan, e Isabela Ferreira.