Falecimento do físico Robert Jennings, colaborador do IFUSP

Com pesar recebemos a notícia que, neste 20 de junho, Robert “Bob” John Jennings faleceu pacificamente aos 80 anos, após uma breve doença.

A comunicação foi repassada pelo pesquisador do IFUSP, o colega Paulo Roberto Costa. Comenta o Prof. Paulo: "O Bob, como era chamado, colaborou no IFUSP e no IPEN na década de 70 durante vários anos. Uma de suas filhas nasceu aqui em São Paulo neste período. Uma mente genial combinada a um homem gentil, cordial e muito colaborativo. Esteve no Brasil para participar de vários eventos. O último deles, no CBFM2019, comemorativo dos 50 anos da ABFM, no qual recebeu o título de sócio emérito da Associação Brasileira de Física Médica. Participou, também, de um mini-curso de pós-graduação e colaborou bastante com estudantes de nosso Grupo (Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica)."

A todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, os nossos sinceros sentimentos, e que seu trabalho continue inspirando colegas, alunos e as pessoas com quem conviveu.
---

Bob nasceu em Minnesota em 1942, filho de Gordon e Kathryn (Albertson) Jennings. A família mudou-se logo depois para Los Angeles, CA, onde Bob cresceu. Ele se formou na University High School no oeste de L.A. Ele então frequentou o Occidental College em L.A., onde ele e sua esposa Helene se conheceram, e ele se formou em física e matemática. Ele obteve um mestrado em física pela UCLA, movido principalmente pelo interesse em fazer carros andarem rápido, mas ficou mais interessado em conduzir experimentos de física enquanto trabalhava no Ames Research Center da NASA na área da baía da Califórnia antes de retornar à pós-graduação para obter um Ph. D. em Física pelo Dartmouth College em Hanover, NH.

Depois de concluir seu doutorado, sua carreira como físico pesquisador levou ele e Helene para São Paulo, Brasil, onde fez amigos e colegas de longa data na Universidade de São Paulo e onde nasceu a filha Alicia. Ao retornar aos estados, ele ganhou mais experiência trabalhando em física de imagens médicas na Universidade de Wisconsin, Madison, como pesquisador de pós-doutorado. Em 1977, Bob iniciou a carreira que traria a família para Olney, trabalhando pelos 40 anos seguintes como físico no Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da Food and Drug Administration. Em seu trabalho lá, ele e seus colegas fizeram importantes contribuições para o avanço da física da imagiologia médica, particularmente a mamografia. No entanto, ele sempre foi rápido em apontar que suas realizações mais importantes de todas foram suas duas filhas, Alicia e Megan.

-> Obituário traduzido do serviço memorial. Para o texto completo, acesse AQUI.

Fotos da visita do Prof. Bob Jennings em 2019. Arquivo Paulo Costa.