Teoria, prática, integração e acolhimento: estudantes da Física Médica USP/SP visitam o Instituto de Radiologia do HCFMUSP

“Poder observar profissionais de Física Médica atuando é uma forma de nos inspirar e preparar para o futuro, comenta Leonardo Perruci, estudante da turma de 2022 da Física Médica.
---

Na terça-feira, dia 27 de junho de 2023, foi realizada a primeira atividade conjunta entre as duas turmas do curso de Física Médica oferecido pela parceria entre o Instituto de Física (IF) da USP e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP): uma visita ao Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas (HC), incluindo seu Centro de Medicina Nuclear. Organizada em conjunto entre docentes do IFUSP e da FMUSP, os estudantes tiveram a oportunidade única de conhecer locais estratégicos da atuação profissional dos futuros físicos-médicos: setores como radioterapia, radiodiagnóstico, ressonância, cíclotron e medicina nuclear, além da clínica.

O Prof. Marcelo Tatit Sapienza, do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, responsável pela programação da visita, expressa contentamento, destacando que a atividade é proveitosa não apenas para os estudantes, mas para todos os envolvidos: “o contato com os alunos sempre é muito enriquecedor”, pontua.

Em nome dos estudantes, o graduando Francisco Neto, da primeira turma, agradece a toda a equipe mobilizada para recebê-los: ao menos seis pesquisadores e chefes de seção, além da Profª Elisabeth Yoshimura (IFUSP), uma das coordenadoras do curso, que mediou os contatos entre os institutos. Em sua mensagem, Francisco declara que os objetivos foram cumpridos com louvor: o acolhimento dos alunos e sua marcação de presença em espaços-chave da atividade profissional.

Questionado sobre o diferencial de um curso que oferece oportunidades de vivências e circulação em espaços de atuação profissional, reflete o estudante Leonardo Perruci: “tal vivência nos fornece o privilégio de aprendermos diretamente com eles, de forma a adquirirmos conhecimentos que dificilmente encontraríamos em algum livro”.

Sobre os espaços a que tiveram acesso, comenta ainda o estudante: “Minha parte favorita da visita foi, sem dúvidas, visitar o pioneiro Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia. Eu sinto que a relação paciente-profissional no Centro possui um zelo especial que é inerente à medicina nuclear, tendo em vista que o ambiente é cuidadosamente preparado para receber o paciente e tratar de forma segura nos mais minuciosos detalhes. Ademais, da perspectiva de um físico, é um local fantástico no qual se respira Física em cada centímetro, desde os aparelhos e protocolos de segurança até o acelerador de partículas instalado dentro do próprio complexo hospitalar”.

Para além dos benefícios de formação, a atividade traz importantes ganhos de integração das turmas. “Acredito que, por ser um curso novo e com apenas duas turmas, temos um caráter de proximidade que é um grande facilitador para realizarmos atividades conjuntas, de tal forma que tenho certeza de que a mescla de integrantes nos grupos de visita permitiu uma interação calouro-veterano que muito agregou à experiência, além de torná-la mais descontraída”, reflete Leonardo.

Confira aqui algumas imagens da visita:

Nos campi de São Paulo da USP, a Física Médica é uma graduação oferecida em conjunto entre o Instituto de Física e a Faculdade de Medicina. Esta parceria cria um ambiente ideal de formação e é um dos grandes diferenciais do curso, contando com o apoio da infraestrutura do complexo do Hospital das Clínicas, associado principalmente ao Instituto de Radiologia (InRad) e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).