Sobre Regina Dubeux Kawamura | Uma homenagem da FEP

O texto é uma homenagem do Depto. de Física Experimental à estimada professora que se aposentou no último 13 de julho.
Por: Prof. Luís Carlos de Menezes.
--

Falar sobre essa minha amiga e colega é, em grande medida, contar minha própria história profissional e de tantos outros colegas com quem ela conviveu e cooperou, tanta gente que carinhosamente a chamam simplesmente de Re. Ela tem estado no Instituto de Física da USP há cerca de quatro décadas e se tornou, em educação para as ciências, a principal referência de dezenas de estudantes, em suas teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Por isso, passar por sua sala no “corredor do ensino” invariavelmente significava vê-la atendendo alguém, com a atenção privilegiada que a tornou tão especial.

Trabalhei ao lado dela em diversas atividades voltadas a temas de interesse nacional. Na década de 1980, cooperamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN e também em sua edição complementar, os PCN+, assim como publicamos juntos artigo em torno das ideias  então desenvolvidas. Nas últimas décadas, foi essencial seu papel no registro da produção acadêmica no ensino de física, e na consolidação do espaço com esse propósito no Instituto de Física, por exemplo, ao catalogar dissertações e teses nessa área, juntamente com a colega  Sonia Salem. Também nesse período cuidou com grande atenção do ProFis, espaço dedicado aos licenciandos e, de certa forma, herdeiro do que fora o GREF, o Grupo de Reelaboração do Ensino de Física.

Em nosso campo de trabalho, que articula conhecimentos científicos e competências educacionais, não é concebível abrir mão de sua experiência prática e sua excelência teórica. Por isso, expresso minha vontade de continuar contando com sua participação e sua colaboração, ou seja, que sua aposentadoria não signifique distância em definitivo, com a certeza de que este sentimento é partilhado por quem quer que tenha tido o privilégio de seu convívio.

7 de agosto de 2023 | Luís Carlos de Menezes