Falecimento e Memorial do Prof. Shigueo Watanabe

[Edit]
Convidamos todos a prestigiarem a Missa de Sétimo Dia em homenagem ao Prof. Shigueo Watanabe.
03/10, 3ª feira, 19h. Matriz Paroquial Nossa Senhora dos Pobres, Av. Vital Brasil 1185 - Butantã, São Paulo.
--
Com profunda tristeza e um sentimento de perda imensurável, comunicamos o falecimento de nosso estimado Professor Shigueo Watanabe, ocorrido na madrugada do dia 26 de setembro. A cerimônia de cremação reservada à família foi realizada na tarde desse mesmo dia. O Professor Shigueo encerrou sua jornada aos 99 anos de idade, deixando sua esposa Renate, dois filhos e dois netos, bem como o legado de uma vida dedicada ao conhecimento, à educação e ao serviço à comunidade.
Por: José Fernando Chubaci
--

Nascido em Araçatuba, São Paulo, em 4 de abril de 1924, o Professor Shigueo era filho de imigrantes japoneses. Em 1961, ele obteve seu doutorado pela Universidade de Washington, EUA, consolidando seu status como um líder mundial na pesquisa em Física Nuclear. Em 1994, aos 70 anos, embora tenha sido aposentado compulsoriamente, o Prof. Shigueo continuou incansavelmente suas atividades didáticas, orientando e liderando projetos de pesquisa que contribuíram significativamente para o avanço da ciência.

Ao longo de sua carreira, o Professor Shigueo orientou com inigualáveis cuidado e dedicação impressionantes 85 estudantes, entre 51 mestrandos e 34 doutorandos, sendo mentor de inúmeras gerações de cientistas, que agora carregam seu legado. Publicou mais de 196 artigos científicos, que são amplamente reconhecidos e citados na literatura. Seu trabalho inovador na área de Física Nuclear, particularmente na interação entre o próton e o nêutron na formação do dêuteron, resultou na formulação do renomado "Potencial de Watanabe", que continua uma referência na área.

O Professor Shigueo foi membro fundador de diversas organizações, incluindo a Associação Brasileira de Físicos em Medicina, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo, as Olimpíadas de Matemática do Estado de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis, que posteriormente se tornou a Associação Brasil-Japão de Pesquisadores.

Sua paixão infatigável e dedicação excepcional à pesquisa nacional foram reconhecidas ao receber a condecoração da Ordem Nacional de Mérito Educativo no Grau de Grande Oficial em 2001, o título de Pesquisador Emérito do IPEN em 2005 e de Professor Emérito do Instituto de Física da Universidade de São Paulo em 2019, com destaque para sua influência e impacto duradouros enquanto educador e pesquisador.

Sua contribuição para a ciência também lhe rendeu reconhecimento internacional, a exemplo da Comenda ZUIHOSHO Grau 3 do Governo do Japão em 1995, do título de Fellow da J.S. Guggenheim Foundation e de membro convidado da Nuclear Systems Association no Japão.

Não obstante, o legado do Professor Shigueo não se limitou ao mundo estritamente acadêmico. Sua enérgica dedicação às Olimpíadas de Matemática do Estado de São Paulo o levou a identificar diversos jovens talentosos de famílias carentes, oferecendo-lhes suporte financeiro e educacional para continuar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico e profissional. Sua abordagem pessoal e cuidadosa no acompanhamento do progresso desses jovens foi mais uma demonstração de sua compaixão e compromisso.

Como bom brasileiro, o Professor Shigueo era apaixonado pelo futebol e torcedor devoto do São Paulo Futebol Clube, campeão da Copa do Brasil em seu último domingo de vida.

O Professor Shigueo Watanabe deixa um vazio inestimável no mundo acadêmico e na comunidade, mas seu espírito e realizações certamente continuarão a inspirar as futuras gerações. Seu legado é profundo e diverso, tocando inúmeras vidas através de sua solidariedade, dedicação à educação e à pesquisa.

Hoje, prestamos nossas homenagens a um gigante na ciência e na humanidade, cuja memória e impacto perdurarão para sempre.

São Paulo, 28 de setembro de 2023

---
A notícia não foi divulgada anteriormente, nem informações sobre os ritos fúnebres, em respeito a desejo expresso pela família.