Uso de fones de ouvido ajuda a ensinar ondas e poluição sonora aos alunos

Estudo de caso: 8 perguntas para utilizar essa metodologia em salaA poluição sonora pode ser definida quando um som se torna desagradável ou pode prejudicar a saúde humana. “Ela é tida como um problema ambiental e de saúde pública pelas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA 001 e 002/90). Está cada vez mais presente em nosso cotidiano e pode nos afetar psicologicamente e fisiologicamente”, explica a professora do mestrado profissional no ensino de física da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, Maria Luzia Grillo Netto.
Por: Instituto Claro.
Acesse aqui a matéria original.
No ensino médio, o tema pode ser abordado de forma interdisciplinar. Em física, dialoga com o conteúdo de onda, que é qualquer sinal que se propaga de um ponto ao outro em determinado meio. “As ondas sonoras estão no cotidiano por meio de objetos que produzem sons, que podem ser produzidos por meio de choques entre dois corpos ou por instrumentos musicais”, descreve o doutorando no programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Márcio Donizeti Pereira. Saiba mais...