Progressiva e descoloração: danos ao cabelo são mostrados em escala molecular

Progressiva e descoloração: danos ao cabelo são mostrados em escala  molecular – Jornal da USPTécnicas da física são usadas para mostrar danos severos dos procedimentos à estrutura interna dos fios.
Por: Jornal da USP.
Acesse aqui a matéria original.
O uso de uma combinação de técnicas, entre elas o espalhamento de raios-X, foi capaz de mostrar, pela primeira vez, em escala molecular, os danos que o alisamento ácido, conhecido como escova progressiva, causa ao córtex, à cutícula e às camadas lipídicas da fibra capilar. Das amostras analisadas no Instituto de Física (IF) da USP, as mechas de cabelos mais danificadas foram aquelas que passaram pelo processo de descoloração seguidas de progressiva, que apresentaram um aumento de quatro vezes na porosidade dos fios, resultando em cabelos ressecados, quebradiços, com frizz (aquela aparência de arrepiado quando se vai à praia ou a locais mais úmidos) e pouca elasticidade. Saiba mais...