Passamos da etapa do aquecimento, estamos em uma emergência climática ou de ebulição global

A crise climática, que vem se manifestando de diversas formas nos últimos meses em todo o planeta, também tem afetado o clima no Brasil. Nas últimas semanas, enquanto a região Sul vem sofrendo com muita chuva provocada por ciclones extratropicais, o restante do país tem atravessado ondas de calor extremo, com temperaturas recordes para esse período do ano no Brasil. As consequências da crise climática no planeta e do fenômeno El Niño no Brasil são o tema desta entrevista com Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).
Por: EPSJV/Fiocruz.
Acesse aqui a matéria original.
A Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) apontou, no dia 22 de setembro, que há 95% de chance de 2023 estar entre os dois anos mais quentes já registrados na Terra. Isso ocorre por conta do atual El Niño?. Saiba mais...