Artigo | An Unexpected Driving Force for Lipid Order Appears in Asymmetric Lipid Bilayers

Dos autores Gerald W. Feigenson, Juyang Huang e Thais A. Enoki
Em Journal of the American Chemical Society (JACS) / ACS Publications, Volume 145, issue 40.
---

O artigo, publicado na última edição do prestigioso periódico (fator de impacto 15), ganhou o destaque da capa e resume uma série de trabalhos desenvolvidos pela Drª Thais A. Enoki (Jovem Pesquisadora no IFUSP), abrindo também horizontes para novas investigações. A perspectiva descrita no artigo conta com colaborações internacionais e multidisciplinares de Cornell University (Department of Molecular Biology and Genetics) e Texas Tech University (Department of Physics and Astronomy). 

Membranas lipídicas de composições assimétricas são o tema do artigo. A membrana das células é formada por uma bicamada lipídica, em que cada monocamada possui composição lipídica específica. Portanto, tais monocamadas possuem composições lipídicas e interações intra-monocamadas distintas. Uma das grandes perguntas em aberto dessa área de investigação refere-se ao acoplamento dessas monocamadas. Em seu pós-doutoramento na Universidade de Cornell, a Drª Enoki desenvolveu um método experimental para criar bicamadas lipídicas assimétricas in vitro - a publicação do método experimental também ganhou destaque de capa no Biophysical Journal.

No recente trabalho, os autores discutem um fenômeno existente em membranas lipídicas assimétricas que levam a formação de domínios ordenados induzidos. Ainda mais interessante, uma re-distribuição de colesterol ocorre quando esses domínios ordenados induzidos são formados. Colesterol possui papel fundamental em muitos processos celulares, e níveis de colesterol também podem ser relacionados a células saudáveis ou células doentes. Uma das perspectivas futuras busca caracterizar níveis de colesterol em cada monocamada em modelos de membranas lipídicas assimétricas, que mimetizam a membrana plasmática. Não sendo essa uma tarefa fácil, pois a molécula de colesterol tem alta mobilidade e pode se mover de uma monocamada a outra em ordem de 10-6 a 10-3 segundos.   

A pesquisadora conta com apoio da FAPESP em seu trabalho.

► Acesse AQUI o artigo "An Unexpected Driving Force for Lipid Order Appears in Asymmetric Lipid Bilayers"

Desenvolvido por IFUSP