Mensagem da Diretoria sobre a Greve

Caros alunos, alunas e demais membros do IFUSP
Estamos vivendo no IFUSP, e na USP, uma greve estudantil que fez com que a maioria das aulas de graduação e pós-graduação ficassem suspensas nas últimas quase 4 semanas. Esse movimento não passou despercebido e evidencia fortemente a necessidade de construir pontes para um diálogo mais efetivo e construtivo na nossa comunidade. Contudo, agora é o momento de traçar um caminho em busca de soluções efetivas para a situação em que nos encontramos.

A paralisação das aulas tem impactado fortemente os planos acadêmicos da nossa comunidade e, consequentemente, o desenvolvimento pessoal do nosso corpo discente. Há uma preocupação muito forte de que estamos a uns instantes de termos perdas irremediáveis no nosso semestre letivo. Não apenas perdas de conteúdo acadêmico, mas também perdas efetivas do semestre didático, impossibilitando que muitas disciplinas sejam concluídas, adiando, eventualmente, a formatura e demais oportunidades de muitos alunos e alunas, não apenas do IFUSP, mas de muitas outras pessoas de outras unidades que dependem de nossas disciplinas.

Convidamos a todos alunos e alunas que voltem  às aulas a partir de segunda-feira, dia 23 de outubro. Só assim será possível concluir o semestre letivo sem prejuízos irreparáveis. Acreditamos que é possível encontrar formas de abordar as preocupações e ansiedades do corpo discente enquanto mantemos o funcionamento do nosso Instituto.

A Universidade é um espaço de aprendizado e produção de conhecimento, onde nos encontramos para trocar ideias e experiências, onde construímos a sociedade que almejamos para todos. Vamos trabalhar em conjunto para fazer do Instituto, e da Universidade, um lugar de acolhimento e crescimento pessoal e coletivo.

Atenciosamente,
Diretoria do Instituto de Física da USP