Trabalhos do Grupo de Dosimetria das Radiações do IFUSP são premiados no maior encontro de Ciências dos Materiais do país

Informações do Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica.
---
 

O Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) é o mais prestigiado congresso de pesquisa em Ciência dos Materiais no Brasil. Realizado de 1 a 5 de outubro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Maceió, Alagoas, o evento de alcance internacional teve sua edição de 2023 marcada por importantes reconhecimentos para pesquisas desenvolvidas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).

Na ocasião, foram premiados dois trabalhos desenvolvidos no Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, orientados pelo Prof. Neilo Trindade.

Roberto Turibio Ebina Kawanaka Martins, graduando do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e bolsista vinculado ao IFUSP, recebeu o prêmio Bernhard Gross, na categoria Pôster, pelo trabalho Study of optically stimulated luminescence properties of amazonite. De acordo com Roberto “A amazonita é uma variedade do feldspato potássico, sendo comumente encontrada em todos os continentes (a exceção da Antártida). O trabalho tem como objetivo estudar as propriedades luminescentes opticamente estimuladas do material, verificando algumas propriedades dosimétricas.” O trabalho tem como coautoras as professoras Carina Ulsen (Poli-USP) e Elisabeth Yoshimura (IFUSP).

Matheus Cavalcanti dos Santos Nunes, mestrando em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) da UNESP e bolsista vinculado ao IFUSP, recebeu o prêmio Bernhard Gross de melhor apresentação oral dentro do simpósio Radiation Detectors, além do Prêmio da Royal Society of Chemistry. Matheus apresentou o trabalho Investigation of the Optically Stimulated Luminescence of Brazilian Alexandrite stimulated with different light sources. De acordo com o mestrando, “A alexandrita é um mineral promissor para dosimetria das radiações devido a sua composição química apresentar os dois óxidos mais utilizados como dosímetros mundialmente”. A pesquisa é uma colaboração com Prof. Makaiko Chithambo de Rhodes University na África do Sul, com coautoria da professora Elisabeth Yoshimura.  

O Prof. Neilo Trindade, orientador dos projetos, expressou sua satisfação pelo reconhecimento internacional das pesquisas: “Ficamos muitos felizes com esse reconhecimento do trabalho desenvolvido no grupo, mas acredito que o mais importante é que, para concorrer a esses prêmios, os alunos têm de submeter um resumo estendido, o que faz com que eles desenvolvam a escrita científica. Outro ponto importante é o desenvolvimento da habilidade de apresentar em público e em outra língua.” 

Os estudantes Roberto Turibio Ebina Kawanaka Martins e Matheus Cavakcanti dos Santos recebem suporte financeiro da FAPESP. 

Roberto T. E. K. Martins recebe o prêmio de melhor poster. Imagem: Divulgação SBPMat

Matheus C. S. Nunes recebe prêmio da organização do eventro. Imagem: Divulgação SBPMat
 

Desenvolvido por IFUSP