Chamada CAPES: Cátedra Brasil na Universidade de Münster

Por: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
--
Divulgamos a chamada Cátedra Brasil, da CAPES, que compreende duas cátedras com duração de até 18 meses na Universidade de Münster (Alemanha) para notáveis pesquisadores(as) do Brasil, cuja estadia pode ser dividida em até três partes. Adicionalmente, a CAPES fomenta a estadia de pesquisa de 6 a 12 meses de 1 (um) bolsista de Pós-doutorado e 1 (um) bolsista de Doutorado Sanduíche por cátedra, que serão indicados pelos(as) respectivos(as) professores(as) visitantes.

O objetivo geral da Cátedra Brasil é aprofundar a cooperação entre pesquisadores(as) na Universidade de Münster e no Brasil, bem como a criação e ampliação de rede científica de contatos. Além disso, a Cátedra ambiciona aumentar a visibilidade das realizações de notáveis pesquisadores(as) brasileiros(as), tanto na Universidade de Münster como na Alemanha como um todo.

O atual edital (No.29/2023) publicou a chamada de duas Cátedras Brasil na Universidade de Münster, com datas de candidatura e de início de atividades distintas:

1)      Primeira cátedra: “Agonistic Plurality. Deep disagreements and fundamental conflicts as a challenge to pluralist societies"
Prazo de aplicação: 19 de fevereiro de 2024 às 17h (BRT)
Início das atividades: entre setembro e novembro de 2024

2)      Segunda cátedra: “Modelling Infection Disease Dynamics for Epidemiologic Management"
Prazo de inscrição: de 1º de agosto de 2024 até 31 de outubro de 2024 às 17 horas (BRT)
Início das atividades: Entre setembro e novembro de 2025.

Links importantes: