Dos autores Nora Lia Maidana, Vito R. Vanin e Agustín Adúriz-Bravo.
Em AAPT The Physics Teacher
__
Sobre a publicação e o destaque recebido no periódico, comenta o pesquisador Vito Vanin, um dos autores do trabalho: "Desde 2004, vimos inserindo experimentos com imagens no sítio Laboratório Virtual de Mecânica, a fim de contribuir à contextualização da mecânica em aulas teóricas, com ênfase na construção de modelos que permitam interpretar os resultados dentro das incertezas experimentais. Esta publicação, que é um dos Editor's Picks da revista The Physics Teacher de março de 2024, nasceu de uma conversa com o Professor Henrique Fleming há muitos anos, quando nos apontou a importância da invariância da aceleração com o referencial inercial na Mecânica Clássica. Assunto raro nos livros didáticos introdutórios, talvez pela herança da pouca importância atribuída aos conceitos de simetria à época em que os primeiros livros foram escritos, mas possivelmente também pelo nível de abstração necessário a usá-los na formulação das leis e modelos da física.
No experimento com imagens deste trabalho, pode-se observar um corpo sob a ação de um peso em dois referenciais inerciais diferentes: um trilho de ar no laboratório e um carrinho em movimento uniforme. Apesar da grande diferença no movimento do corpo nos dois sistemas de referência, sua aceleração medida neles é a mesma e pode, portanto, ser relacionada com o peso que afeta o movimento do corpo, colocando em evidência a simetria da 2ª lei de Newton por transformações de Galileu. Esperamos que este experimento com imagens contribua para introduzir os conceitos de simetria mais cedo nos cursos de graduação."
-> O artigo “An Experiment with Images on Galilean Invariance to Throw Light on the Symmetry of Newton’s Laws” pode ser acessado AQUI.