School on Active Matter

ICTP-SAIFR realiza escola sobre Matéria Ativa de 30/09 a 04/10/2024.
Por ICTP-SAIFR.
Acesse AQUI o site do evento.

--

Evento com palestras e apresentação de trabalhos recebe inscrições até 27 de julho

A matéria ativa é um campo em rápido crescimento que envolve diversas comunidades científicas em Física, Biologia, Ciências Computacionais, Matemática Aplicada, Química e Engenharia. Numerosas aplicações surgem constantemente em sistemas biológicos, materiais inteligentes, medicina de precisão e robótica. Este é o tema da Escola de Matéria Ativa (School on Active Matter), realizada pelo ICTP-SAIFR de 30 de setembro a 4 de outubro de 2024 no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, na cidade de São Paulo.

O evento, gratuito e em inglês, cobrirá abordagens teóricas bem testadas e bem-sucedidas, bem como discussão de resultados experimentais. Serão apresentadas palestras sobre aspectos fundamentais da matéria ativa e uma exposição pedagógica das suas tendências recentes.

Julia M. Yeomans (Universidade de Oxford, Reino Unido) abordará nemática ativa e mecanobiologia, Rodrigo Soto (Universidade do Chile) debaterá modelagem computacional de sistemas ativos, Aparna Baskaran (Universidade Brandeis, EUA) discutirá fundamentos teóricos da matéria ativa e Francesco Ginelli (Universidade de Insubria, Itália) discorrerá sobre física do movimento coletivo.

O público-alvo da escola são estudantes de pós-graduação e pesquisadores. Interessados podem se inscrever pelo formulário online até 27 de julho. Há uma verba limitada para despesas locais e de viagem dos participantes. Os candidatos são convidados a enviar resumos para apresentação de pôster. As aulas dessa escola serão gravadas e disponibilizadas no canal do ICTP-SAIFR no YouTube. Saiba mais...