Professor Mahir Hussein torna-se Fellow da American Physical Society

Professor Mahir Hussein torna-se fellow da American Physical Society

O professor Mahir Saleh Hussein, docente do Instituto de Física da USP (IF/USP), acaba de ser nomeado "Fellow of The American Physical Society" (APS). A distinção, baseada em contribuições científicas, foi concedida pela Divisão de Física Nuclear da instituição, que este ano selecionou ao todo 14 nomes. Destes, apenas Hussein é brasileiro. Há um cientista da Universidade de Surrey, na Inglaterra, e o restante são cientistas de universidades americanas.

Segundo informações disponíveis no site da APS, a nomeação de Hussein se deu pelas importantes contribuições do físico para a teoria das reações nucleares, abrangendo pesquisas realizadas por ele em quatro décadas. Também foram mencionados seu papel de liderança na área, o fortalecimento de grupos de pesquisa consolidados em São Paulo e os continuados esforços para formar e sustentar a colaboração científica entre o Brasil e os Estados Unidos.

“Ele recebeu a notícia no dia 9 de dezembro e ficou muito satisfeito. Afinal, é uma distinção bastante significativa e soma-se a outras, que o professor Hussein já tem em seu currículo”, afirmou a Alinka Lépine-Szily, professora do IF/USP. “Haverá uma cerimônia de recebimento da distinção em abril, em Baltimore, nos Estados Unidos, e o professor Hussein pretende ir para o evento”, adiantou.

Recentemente homenageado pelos seus 70 anos (completados no dia 24 de novembro) em um simpósio realizado no IF/USP, Hussein é considerado atualmente o físico nuclear mais importante do Brasil. Nascido no Iraque, ele foi professor de Física em tempo integral na USP durante 35 anos, aposentando-se em 2007. Tem trabalhos publicados em diversos países, em colaboração com acadêmicos do mundo todo. Publicou mais de 320 artigos e colaborou com mais de 300 pesquisadores durante os últimos 40 anos, além de organizar inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais.

A indicação do nome de Hussein para fellow da APS foi feita por dois físicos norte-americanos. É necessária uma indicação, e também cartas de recomendação, para que ocorra a nominação. Só então um comitê da APS julga os nomes propostos. É uma seleção bastante concorrida.

Data Publicação:
segunda-feira, 22 Dezembro, 2014
Data de Término da Publicação da Notícia:
quinta-feira, 30 Abril, 2015