Novo livro do professor Mário de Oliveira é lançado pela EDUSP

Com informações do autor Mário José de Oliveira (FGE - IFUSP) 

--

Já está disponível na plataforma da EDUSP "Estrutura das Teorias Físicas - Geométricas, Analíticas e Probabilísticas", novo livro de autoria do professor Mário José de Oliveira.

O livro traz como propósito a análise crítica do surgimento e do desenvolvimento das teorias físicas, entendendo-as não apenas como um empreendimento de descoberta, mas, principalmente, como uma invenção do intelecto humano, um exercício da criatividade associado ao pensamento racional. De acordo com o autor, a análise realizada se baseia na compreensão de que uma teoria científica possui como características essenciais uma estrutura composta por dois estratos interconectados, o primeiro deles formado por um conjunto de leis fundamentais e de outras leis obtidas a partir delas por raciocínio dedutivo e o segundo, formado pelo conjunto de conceitos que são representações da realidade objetiva.

"O objeto de nossa análise são as teorias físicas que foram desenvolvidas pelo menos desde o período helenístico. Argumentamos que a expansão extraordinário ocorrida a partir do século XVII se deveu à invenção do cálculo diferencial por Newton e Leibniz. Procuramos mostrar também que a definição clara e inequívoca de velocidade proporcionada pelo cálculo diferencial foi o evento singular que permitiu a passagem da teoria do movimento como uma teoria metafísica para uma teoria científica", comenta o professor.
 
A apresentação dos conteúdos segue uma organização feita de acordo com o arcabouço abstrato subjacente a cada teoria. As primeiras são as teorias geométricas surgidas entre Euclides e Newton. Na sequência, as teorias analíticas, partir do século XVIII, baseadas no cálculo diferencial. Por fim, teorias baseadas na teoria das probabilidades e na dinâmica estocástica, que incluem a mecânica estatística de Gibbs, as teorias do movimento browniano de Einstein e de Langevin, e seu desenvolvimento por Smoluchowski e por Geertruida de Haas-Lorentz. 
 
A EDUSP destaca a obra como "resultado de décadas de reflexão e ensino", indicando-a ao leitor como o oferecimento de "uma visão integrada da física como construção cultural". É possível realizar a compra direto pelo site da editora, entre outros canais de venda disponíveis. 
 
 

 

Desenvolvido por IFUSP