Instituto de Física organiza 9º Encontro USP Escola

Evento abraça a discussão sobre a realidade das escolas e as propostas de mudanças curriculares sem perder o foco em atualização e formação de professores.

Acontece entre 12 e 16 de janeiro o 9º Encontro USP Escola, uma oportunidade para os professores da rede pública atualizarem seus conhecimentos em contato com docentes da maior universidade do País. São esperados entre 250 e 300 participantes de escolas de todo o Estado. A iniciativa também é um espaço para discussão sobre a realidade do ensino fundamental e médio, e sobre mudanças na matriz curricular.

“A palestra de abertura será dada por um representante do Ministério da Educação, que virá falar sobre as propostas de integração curricular por áreas no ensino médio, algo que vem provocando muitas discussões”, adianta a professora Vera Bohomoletz Henriques, do Instituto de Física da USP (IF/USP), coordenadora do Encontro.

Além do IF/USP, participam também do evento o Instituto de Ciências Biomédicas, o Instituto de Matemática e Estatística, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, a Escola de Comunicações e Artes, o Instituto de Química, a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Educação, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Paulista (que participa pela primeira vez). Nesta edição serão oferecidos 13 cursos, com temas que vão de física de partículas a práticas de educomunicação.

Foco na escola

Wilson Araújo, Professor de Física da EE Rita Pereira Bicudo, na Zona Norte de São Paulo, participa desde 2012 do grupo de trabalho organizado para entender as demandas das escolas que chegam à universidade e pautar os encontros (chamado de GT USP Escola). Ele afirma que o GT, criado em 2010, tem modificado muito a grade do evento.

“Antes os cursos e palestras eram mais de natureza de atualização, capacitação. Cursos de história da ciência, conteúdos para atualizar o professor. O perfil do encontro mudou de natureza. Há outras preocupações, como pensar a reforma do ensino médio e pensar a escola de tempo integral”, resume. “Essas últimas edições do USP Escola têm assumido um perfil de preocupação com a escola, em vez de somente formação continuada”, diz Araújo.

“Muitos professores dizem que não conseguem implementar na escola o que viram aqui por falta de infraestrutura, de material, ou de apoio da gestão e dos colegas”, revela a professora Vera Bohomoletz Henriques.

“O conflito entre a gestão escolar e a pedagógica é um tema evidente”, ratifica o professor Wilson Araújo, da EE Rita Pereira Bicudo. Apesar dos percalços, em levantamento feito no ano passado entre os participantes do Encontro, 94% afirmou que os cursos oferecidos pelo encontro USP Escola contribuíram para seu trabalho em sala de aula. “Os professores relatam frequentemente como estão mudando suas práticas”, confirma a professora Vera Bohomoletz Henriques.

Data Publicação:
quinta-feira, 8 Janeiro, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sábado, 17 Janeiro, 2015