Pacto do Ensino Médio e Educação Especial são destaques desta terça-feira no Encontro USP Escola

Pacto do Ensino Médio e Educação Especial

são destaques desta terça-feira no “Encontro USP Escola”

Palestras no Instituto de Física são dirigidas a professores

da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

Dois temas bastante atuais abrem o segundo dia de palestras do 9º Encontro USP Escola amanhã (13.01). Às 8h, o professor João Freitas, diretor da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria Estadual de Educação (SEESP), vai falar sobre o “Pacto Nacional pelo Ensino Médio – a proposta do MEC e a implementação em São Paulo”. Ele será auxiliado por Maria Helena Bertolini, doutora em Sociologia da Educação pela PUC-SP e professora da rede municipal.

“Durante a palestra será feito um breve relato sobre o programa e um histórico das negociações que a SEESP teve e está tendo com as universidades participantes e com o MEC. O objetivo é atualizar o relato até o presente momento”, adianta Freitas.

Instituído por uma portaria de novembro de 2013, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio representa a coordenação de ações e estratégias, entre a União e os governos estaduais e distrital, na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro. A palestra acontece no Auditório Novo 1, no Instituto de Física (IF/USP).

No mesmo horário, mas no Auditório Novo 2, a professora Marli Vizim, do Centro Universitário Fundação Santo André, fala sobre “Educação Especial” (que, oferecida dentro dos limites da escola regular, passou a ser chamada de Educação Inclusiva). No passado havia duas escolas diferentes: aquela que atendia só o aluno especial e a que atendia os alunos regulares. A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva foi lançada em 2008.

O atendimento educacional especializado tem sido um dos apoios importantes na inclusão dos alunos da Educação Especial. “Identificar, aplicar e avaliar instrumentos, estratégias e recursos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem pode minimizar algumas dos entraves, favorecendo o sucesso escolar destes alunos”, acredita Marli Vizim.

O 9º Encontro USP Escola, coordenado pelo IF/USP, começou nesta segunda (12/01) e segue até o dia 16 de janeiro. O evento reúne cerca de 250 professores da rede pública de ensino do Estado que participam de 13 cursos em diferentes unidades da USP. Durante uma semana, eles têm espaço para discutir a realidade do ensino fundamental e médio e as mudanças na matriz curricular, por meio de uma série de palestras que integram a programação.

Data Publicação:
segunda-feira, 12 Janeiro, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
terça-feira, 13 Janeiro, 2015