Próximo Colóquio do IFUSP abordará a trajetória humanista de Mario Schenberg

Colóquio no IF/USP aborda trajetória humanista de Mario Schenberg

Autora de livro sobre a vida do físico chama atenção para a sinergia entre as diversas atividades exercidas por ele: cientista, crítico de arte, político e pacifista.

“Mario Schenberg, o cientista e o político”, é o nome da palestra que a professora Dina Lida Kinoshita profere no Instituto de Física da USP (IFUSP) no próximo dia 12 (quinta-feira). O colóquio acontece no Auditório Abrahão de Moares, às 16h, na Rua do Matão, travessa R, nº 187. Mario Schenberg é reconhecido no meio acadêmico como figura importante no desenvolvimento da Física de Materiais no Brasil, mas sua atuação vai muito além da ciência.

“Schenberg foi um grande humanista na acepção renascentista do termo. Um intelectual voltado para as grandes causas da humanidade que, mesmo sendo um físico teórico, sempre pensou a ciência a serviço da sociedade. Isso, hoje, é senso comum. Mas, na época, ele foi um precursor dessa filosofia”, salienta a professora, que foi aluna e discípula de Mario Schenberg.

O título da palestra é também nome do livro que a professora Dina lançou sobre o físico no ano passado, pela Editora Fundação Astrogildo Pereira. “Devo falar durante cerca de 50 minutos e, no final, a plateia poderá fazer perguntas”, esclarece Dina.

Nascido em Recife (PE), Mario Schenberg teve artigos publicados em inúmeras línguas (italiano, francês, inglês e português; em revistas europeias, norte-americanas e brasileiras). Um dos destaques de sua carreira é o chamado Processo Urca, que permitiu entender o colapso de estrelas supernovas.

Entre 1953 e 1961, ocupou o cargo de diretor do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia da USP (atual IF). Ele também atuou na compra do primeiro computador de pesquisa da universidade, além de convidar ao Departamento o pesquisador de renome Cesar Lattes. Embora trabalhasse com fundamentos teóricos da física, entendeu a importância da Física de Estado Sólido para o desenvolvimento do País, e criou o Laboratório de Pesquisas em Estado Sólido e Baixas Temperaturas, localizado na cidade universitária do campus de São Paulo, no prédio que leva seu nome.

“Nessa trajetória, ele foi deputado estadual constituinte pelo PCB em 1947, dirigente do Comitê Central do partido, membro do Conselho Mundial da Paz e Presidente da Sociedade Brasileira de Física, entre outras coisas. Suas diversas atividades não constituíam compartimentos estanques, mas um complexo dialético que visava o desenvolvimento de um mundo mais harmonioso de liberdades democráticas e paz, bem como da superação da injustiça e da iniquidade, através da arte, da educação e do conhecimento científico e tecnológico”, resume a professora Dina.

A palestra é aberta ao público, gratuita, e será transmitida pelo www.iptv.usp.br.

Data Publicação:
segunda-feira, 9 Março, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
quinta-feira, 12 Março, 2015