Simpósio a ser realizado em Portugal discutirá a mobilidade científica transnacional - Inscrições até: 31.03

seg, 23 fev 2015 17:47:00 -0300

Simpósio vai discutir mobilidade científica transnacional

Mobilidade científica transnacional pode ser entendida como o movimento de cientistas, professores, pesquisadores, investigadores, pós-doutorandos e estudantes através de fronteiras nacionais e institutos, laboratórios, universidades e centros de investigação internacional. Tornou-se uma categoria fundamental de análise tanto porque a mobilidade internacional é, atualmente, parte indissociável da carreira acadêmica e científica, como porque diz respeito a produção de conhecimento e informação, recursos fundamentais para o crescimento econômico e social do mundo hoje em dia.

A partir dessas ideias algumas questões são levantadas para guiar

o simpósio Researcher crossing border: transnational scientific mobility, a ser realizado em Lisboa, Portugal, entre 10 e 11 de setembro deste ano: cientistas e investigadores são diferentes de imigrantes comuns? Quais as implicações sociais e políticas do "novo paradigma de mobilidade" para pensar a mobilidade científica? Como marcadores de diferenças ¿ gênero, raça, classe ou nacionalidade ¿ moldam a mobilidade científica internacional? Quais os efeitos da mobilidade científica internacional na produção e circulação de conhecimento? As hierarquias geopolíticas também tem um papel na mobilidade científica transnacional? Os Estados nação deveriam regular a mobilidade científica transnacional através de políticas especiais? Como as políticas neoliberais influenciam a mobilidade científica? As dinâmicas de poder pós-coloniais estão presentes nas experiências de mobilidade científica transnacionais?

Os interessados em enviar resumos devem seguir as orientações abaixo:

Formato dos Resumos:

300 palavras, Times New Roman, 12.

Idioma: Português, Español, English. Prazo: 31 de março

Mais informações em: