Seminário do grupo QUANTA - Dia: 06 de abril, 15h., Edifício Oscar Sala

Seminário do grupo QUANTA
Palestrante: Maxim Dvornikov (IFUSP)
Título: "Novo modelo de fortes campos magnéticos em magnetars"
O evento terá lugar no dia 06 de abril, 2015 às 15:00
Sala de seminários do Ed. Oscar Sala (Instituto de Física USP).

Resumo:

Magnetares são estrelas de nêutrons que têm extremamente fortes campos magnéticos B > 1015 G. Apesar da existência de vários modelos para a geração de tais campos magnéticos, a questão da origem dos campos magnéticos em magnetars ainda permanece em aberto. Propomos um novo modelo para a geração de campos magnéticos fortes em magnetars com base na instabilidade do campo magnético em matéria composta de elétrons e nucleons em interação com teorias eletrofracas que violam paridade.
Começaremos com uma breve descrição das propriedades gerais de estrelas de nêutrons e magnetares. Revisaremos alguns modelos anteriores para a geração de campos magnéticos em magnetars. Discutiremos adicionalmente os principais ingredientes físicos do nosso modelo os quais incluem o efeito magnético quiral, a teoria Chern-Simons em presença da interação electrofraca, e a helicidade magnética. Obtemos o conjunto de equações cinéticas que são utilizadas para descrever a geração de campos magnéticos em magnetars.
Em nosso modelo podemos prever o crescimento de uma fonte de campo magnético B0 = 1012 G, típico em um pulsar, até valores observados em magnetars. Os campos magnéticos gerados são de grande escala comparável com o raio magnetar. O tempo do crescimento do campo magnético é 103 – 105 anos que é comparável com as idades de jovens magnetars. Dentro de nossa abordagem também predizemos a geração da helicidade máxima de campos inicialmente não-helicoidais. Os resultados obtidos por nós são comparados com outros modelos de magnetars.

 

Desenvolvido por IFUSP