Física Para Todos discute "Partículas Elementares"

Física Para Todos discute “Partículas Elementares”

Série de palestras acontece durante todo o 1º semestre no Centro Cultural São Paulo. Inscrições podem ser feitas no site da Comissão de Extensão do IFUSP; a entrada é gratuita.

“Elementar, minha cara partícula” é o nome da palestra a ser proferida no dia 25 de abril pela professora Marina Nielsen, chefe do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), no 10º Ciclo de Palestras Física para Todos. Organizado pelo Instituto, o evento ocorre aos sábados (geralmente o último de cada mês), durante todo o primeiro semestre de 2015, no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa), a partir das 10h30.

Nesta edição, a palestra abordará os quarks e as partículas formadas por eles: os hádrons. “Os constituintes dos átomos – prótons, nêutrons e elétrons – foram, por muito tempo, considerados partículas elementares. Hoje em dia acreditamos que, dessas três partículas, apenas os elétrons sejam elementares. Os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas chamadas de quarks. A palestra será sobre os quarks e as partículas formadas por quarks, os hádrons”, resume a professora Marina Nielsen.

Além de terem carga elétrica, como os elétrons e prótons, os quarks possuem também outra propriedade, que os torna muito diferentes. “Eles estão sempre confinados dentro dos hádrons, e não podem andar livremente por ai, como os elétrons”, compara Marina.

A programação do “Física Para Todos” é aberta ao público, gratuita, e todas as palestras são ministradas por professores do IF/USP. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://portal.if.usp.br/extensao/

Data Publicação:
quarta-feira, 8 Abril, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sábado, 25 Abril, 2015