Divulgação científica é tema do próximo Colóquio do IFUSP

Divulgação científica é tema de palestra no Instituto de Física da USP

Marcelo Knobel, professor convidado, defende papel mais ativo das universidades na divulgação científica e mostra caminhos para que isto ocorra.

O Instituto de Física da USP (IF/USP) realiza na próxima quinta-feira (16/4) mais uma edição de sua série de colóquios programados para 2015. O tema será “Divulgação Científica: da Teoria à Prática”, e a palestra será proferida pelo professor Marcelo Knobel, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua palestra mostrará a importância da divulgação científica, como prática essencial da atividade de pesquisa. Também apresentará algumas possíveis ações de divulgação científica que educadores e cientistas podem realizar, sempre ressaltando a importância de estimular o pensamento crítico e a discussão.

Durante o colóquio, Knobel mostrará as dificuldades e vantagens de estimular o engajamento da sociedade acerca de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, e os resultados recentes numa área ainda pouco desenvolvida, chamada de “percepção pública da ciência”. Serão apresentados cases da Unicamp, como as atividades do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), o Museu Exploratório de Ciências e a Editora.

Segundo o professor, instituições como universidades e centros de pesquisa, que recebem financiamento público para suas atividades, têm obrigação de prestar contas à sociedade. A divulgação científica também é essencial para ampliar o alcance e a visibilidade das universidades no contexto internacional. “Infelizmente, as ações coordenadas de divulgação científica ainda são incipientes na maioria das universidades latino-americanas, que deveriam assumir um papel mais atuante nesta esfera fundamental da atividade científica.”

Serviço: O colóquio “Divulgação Científica: da Teoria à Prática” será realizado no dia 16 de abril, às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do IF/USP (Rua do Matão, 187 - Cidade Universitária – São Paulo). Não há necessidade de inscrição prévia. O evento também será transmitido ao vivo pelo site www.iptv.usp.br

Data Publicação:
sexta-feira, 10 Abril, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
quinta-feira, 16 Abril, 2015