10º Encontro USP-ESCOLA

O 10º Encontro USP-Escola será realizado de 13 a 17 de julho e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 27 de abril no site da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP: http://portal.if.usp.br/extensao

Esse projeto inovador no campo da formação e atualização de professores tem como diferencial o envolvimento direto dos docentes da rede pública de ensino na organização das atividades que são desenvolvidas durante os encontros. Desde a escolha da temática das palestras, passando pela sugestão dos cursos, preparação das oficinas e aulas nos laboratórios, tudo é discutido em reuniões mensais do GT USP Escola que antecedem aos encontros. São mais de 60 professores envolvidos na preparação das atividades.

O diagnóstico das necessidades de formação, perfil do público e avaliação dos Encontros também são feitos pelo GT USP Escola, através de pesquisas qualitativas e quantitativas. Na última edição, os dados levantados apontaram que 89% dos que frequentaram as atividades exerciam função ou alguma atividade na área de educação e que 77% são professores da rede estadual ou municipal de ensino. É importante notar que os Encontros USP-Escola acontecem durante o período de férias escolares, sempre em janeiro e em julho e a procura tem sido grande. Nas duas edições de 2014, foram mais de 1.200 inscritos, isso demonstra o grande interesse que os docentes têm por cursos de formação e atualização de boa qualidade e que dialoguem diretamente com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Os dados coletados mostraram também que 96% dos participantes ficaram satisfeitos com os cursos oferecidos e que as atividades realizadas por eles nas oficinas e nos laboratórios são importantes para o aprimoramento de suas práticas docentes em sala de aula, ao passo que 4% não tiveram suas expectativas atendidas, em muitos casos, em função da não contemplação de seu campo de interesse. A oferta menor de cursos na área de humanidades foi mencionada na avaliação como um dos pontos negativos.

Para a 10ª edição, essa lacuna está sendo preenchida, pois além dos cursos que já estavam confirmados como, por exemplo: microscopia instrumental; física ótica; tecnologia da informação e comunicação em ambientes educacionais; história da ciência; contextualização do ensino de química e espaços culturais em saúde nas escolas: aprendizagem ativa; - vários cursos da área de humanas serão oferecidos, como: artes visuais, museus e escolas; educação midiática e práticas educomunicativas; ensino da língua portuguesa; material didático em inglês: foco no ensino da escrita e utilização de recursos audiovisuais em sala de aula.

Com o objetivo de atender as demandas apresentadas pelos professores participantes, a coordenação do Encontro está conversando com o Departamento de Filosofia no sentido de oferecer um curso sobre ética e cidadania e com a Geografia visando incluir a cartografia, que já vinha sendo requisitada pelos professores. Os cursos sobre educação inclusiva também foram apontados na pesquisa como muito importantes para complementação da formação docente e nesse sentido a coordenação fez contato com a Faculdade de Educação para tentar incluir esses cursos já para esta edição do Encontro.

Um dado relevante que sobressai das pesquisas realizadas pelo GT é que, ao longo dos anos, estima-se que os Encontros USP-Escola tenham impactado diretamente mais de 200 mil alunos das escolas nas quais os professores lecionam, considerando-se a carga horária média e o número de alunos que eles têm por turmas.

Veja no anexo a foto de uma das oficinas realizadas durante o 9º Encontro.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do IFUSP

11 – 3091-6965 – e-mail: noticias@if.usp.br

Data Publicação:
sexta-feira, 24 Abril, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 17 Julho, 2015