IX Workshop de Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo

IF/USP e Unesp provem encontro com seis secretários de Estado

Segurança, educação, justiça, transportes, ciência e tecnologia e ação social serão os temas abordados no encontro.

Na próxima quinta-feira (30/4) acontece o IX Workshop de Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo, que discutirá os temas “Educação, Ciência e Tecnologia, Logística e Transportes, Justiça, Segurança Pública e Ação Social: Problemas e Desafios”. O evento, organizado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), irá reunir seis secretários de Estado (quatro de São Paulo e dois do Espírito Santo) para discutir os principais desafios de suas secretarias nas áreas correlatas ao tema do evento.

De acordo com o professor Helio Dias, do Departamento de Física Experimental do IFUSP, a ideia inicial é conhecer os problemas enfrentados pelas áreas dessas secretarias. “Queremos obter um diagnóstico dos desafios para saber como podemos colaborar”, resume Dias, um dos organizadores do workshop ao lado do reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan. “As universidades têm um enorme estoque de conhecimento que pode ser transferido para a sociedade.”

As palestras irão abordar os problemas e desafios das secretarias. Cada uma terá 25 minutos de duração, com 10 minutos adicionais para perguntas. Todas serão conduzidas por um moderador.  O primeiro a falar, às 14h10, será o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França. Às 14h45 falará o secretário do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro. Duarte Nogueira, secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, começa sua palestra às 15h20.

Às 16h15, após o coffe break, as palestras recomeçam com Herman Jacobus Cornelis Voorwald, secretário de Educação do Estado de São Paulo. Eugênio Coutinho Ricas, secretário da Justiça do Espírito Santo, falará sobre sua experiência no Estado vizinho, seguido do secretário de Segurança Pública do mesmo estado, José Nivaldo Vieira Campos.

“Eles têm boas experiências no Espírito Santo e vêm dividi-las conosco. O que nós queremos, basicamente, é fazer um diagnóstico dos pontos importantes sobre os quais podemos nos debruçar para que os programas que estão na agenda dessas secretarias possam ser realizados”, diz Helio Dias, do IF/USP. Após esse diagnóstico inicial, talvez se organizem workshops específicos para discutir cada uma das áreas separadamente.

O workshop é gratuito, tem 120 vagas e as inscrições devem ser feitas por e-mail (heliodia@gmail.com). O evento começa às 13h30 e acontece na IFT-Unesp (R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz 271, bloco II, auditório do 4º andar, Barra Funda, São Paulo - SP).

Data Publicação:
terça-feira, 28 Abril, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
quinta-feira, 30 Abril, 2015