Homenagem à Profa. Mabel Fleming (MAE)

O MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP convida para a Jornada em Homenagem à Professora Mabel Fleming:

Data: 06 de maio de 2015
 Horário: 14:30 às 18:30
Local: MAE/USP - sala 03

A Professora Maria Isabel D’ Agostino Fleming, ou melhor, a Mabel, hoje é muito associada ao LARP, “Laboratório de Arqueologia Romana Provincial” que fundou no MAE, em 2010, para incentivar as pesquisas sobre o mundo romano provincial. Mas além desta atuação no LARP, como pesquisadora, professora e orientadora, a sua trajetória acadêmica está muito imbricada com o próprio percurso do Museu de Arqueologia e Etnologia - tanto o “antigo MAE” como o “novo MAE” - onde dedicou-se, sempre com muito entusiasmo, às tarefas inerentes a uma instituição universitária de tipo “Museu”. Sua sensibilidade pelo artefato muitas vezes mencionada, a levou a atuar na curadoria das coleções arqueológicas institucionais com afinco, ocupando-se do ordenamento de Reservas Técnicas, do planejamento e da execução de exposições, e ainda no apoio às ações educativas desenvolvidas pelo MAE. Mabel, por anos a fio, responsabilizou-se pela editoria da Revista do MAE, foi editora também de Anais de eventos, teses e dissertações publicadas pelo Museu. À frente da Comissão de Pesquisa nos últimos anos, dedicou muita atenção aos Simpósios anuais de Iniciação Científica, sempre buscando projetar o MAE neste evento. Foi ainda Coordenadora da Comissão de Pós-graduação do MAE e chefiou a Divisão Científica em uma época em que esta englobava toda a área de curadoria do acervo institucional. Ainda agora, como “Professora Senior” vem orientando muitas dissertações e teses na área de arqueologia romana e atua sistematicamente na docência de graduação e de pós-graduação. O envolvimento institucional da Mabel a coloca sempre nas pelejas pelo reconhecimento do papel dos Museus e especialmente do Museu de Arqueologia e Etnologia na Universidade de São Paulo. A Profa. Maria Isabel D’Agostino Fleming é um exemplo completo do que significa ser um docente em um Museu Universitário.

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP