Visitas Monitoradas no IFUSP

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

Foi possível observar o encantamento dos alunos durante as visitas monitoradas ao Instituto de Física de muitas maneiras: seja pela alegria e burburinho dos grupos que percorreram os vários laboratórios, anfiteatros e espaços de convivência, seja pelo olhar atento durante as palestras sobre a profissão de física que foram ministradas pelos professores Alexandre Suaide e Cristiano Mattos ou quando eles se dirigiam para assistir ao Show de Física. Para o professor Marcelo Munhoz, presidente da Comissão de Cultura e Extensão e responsável pelo programa no IFUSP, “ninguém ficou indiferente e isso é muito bom em se tratando de jovens”.

Este ano, as visitas ocorreram em duas ocasiões: no dia 16 de abril e no dia 14 de maio. No total foram 19 escolas e 750 estudantes, além de 40 professores da rede pública de ensino que também se inscreveram para fazer as visitas aos laboratórios. Segundo Mônica Pacheco, secretária da Comissão de Cultura e Extensão e responsável por organizar os dois eventos, “foram superadas todas as expectativas de público que tínhamos, mas o Instituto de Física se preparou bem para receber os visitantes, treinamos e organizamos mais de 40 monitores para recepcionar e guiar os alunos e professores nas visitas aos 17 laboratórios e ao Show da Física”.

Para organizar as atividades e preparar as visitas, o dia sempre começa bem cedo para a equipe de monitores. Às 7h00, Mônica já estava reunida com eles para repassar a programação e distribuir as tarefas. O público foi dividido em grupos de 13 a 25 pessoas por monitor, cada grupo recebeu etiquetas de identificação e quando as portas do auditório Abrahão de Moraes foram abertas às 8h30, um delicioso café da manhã foi servido aos visitantes. Tudo é preparado com muito carinho para que os alunos se sintam pertencentes ao ambiente universitário. Ao término da visita, por volta das 13h00, os alunos preencheram a avaliação do evento e muitos responderam que além de terem gostado do que viram, também querem retornar como estudantes da USP.

Contribuir para a tomada de decisão sobre qual carreira escolher na hora de prestar o vestibular é um dos objetivos da visita monitorada. No entanto, a vinda dos estudantes ao Instituto de Física representou para eles muito mais do que uma visita guiada, para muitos estudantes que aqui estiveram foi uma oportunidade de conhecer pela primeira vez a Universidade de São Paulo, suas instalações e saber que é possível entrar numa universidade pública, gratuita e de alta qualidade. Seguir a carreira como licenciado ou bacharel em física foi uma das possibilidades apresentadas, mas o objetivo principal da visita foi cumprido: aproximá-los da USP.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do IFUSP