"Física Para Todos" discute informação quântica

“Física Para Todos” discute informação quântica

Palestra será realizada no Centro Cultural São Paulo. Inscrições podem ser feitas no site da Comissão de Extensão do IF/USP; a entrada é gratuita.

O professor Marcelo Martinelli, do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), falará sobre informação quântica no próximo encontro do 10º Ciclo de Palestras Física para Todos, dia 23 de maio.  Organizado pelo Instituto, o evento ocorre aos sábados (geralmente o último de cada mês), durante todo o primeiro semestre de 2015, no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa), a partir das 10h30.

O tema da exposição de Martinelli é “Criptografia quântica, teletransporte e outros jogos de laboratório”. Ele afirma que as regras que a mecânica quântica impõem ao mundo permitem jogos interessantes junto à teoria da informação. “Um dos mais conhecidos é o desenvolvimento de chaves para criptografia, invioláveis por sua própria natureza física.  A criptografia quântica pode ser aplicada por empresas e governos, possibilitando um nível de segurança mais elevado em suas comunicações”, ressalta ele.

Segundo o físico, de acordo com a abordagem quântica, existe um limite para a extração de informações de um sistema fechado. “Consideramos que não se pode fazer uma medida de um sistema sem alterá-lo. Já o determinismo mecanicista clássico trabalha com a ideia de que, conhecendo posição e velocidade, obedecendo e aplicando as normas que regem um determinado universo, você consegue calcular uma ‘solução’ para aquele sistema. Na mecânica quântica não descrevemos um sistema em função de posição e momento, mas por meio de operadores, que são conceitos matemáticos que indicam procedimentos utilizados para obtenção de informação acerca de um sistema”, explica.

Martinelli deverá focar a palestra nas aplicações da informação quântica abordando, inclusive, a ideia de teletransporte de dados. “Transferir toda a informação de um sistema a outro, distante do primeiro, longe de ficção, é uma ferramenta de laboratório com aplicações em computação quântica.”

A palestra deverá ter duração de 50 minutos e, ao final, será reservado um tempo para perguntas da plateia. O professor irá realizar ainda um breve experimento com luz. “A luz permite que se façam medidas precisas de grandezas intrínsecas, como a polarização, por exemplo. Um exemplo simples é o cinema 3D. Quando se assiste a um filme em 3D, o efeito da terceira dimensão é dado pela codificação de informação em duas polarizações diferentes: o olho direito e o esquerdo”, explica.

A programação do “Física Para Todos” é aberta ao público, gratuita, e todas as palestras são ministradas por professores do IF/USP. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://portal.if.usp.br/extensao/

Data Publicação:
sexta-feira, 22 Maio, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sábado, 23 Maio, 2015