Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe

qua, 20 mai 2015 09:44:00 -0300

Lançado Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe

O primeiro Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe será lançado no próximo dia 25 de maio, durante o XIV Congreso RedPOP 2015, da Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe-UNESCO, em Medellín. O congresso reúne mais de 300 divulgadores da ciência de 21 países e ocorre até o dia 29 de maio.

O guia reúne aproximadamente 470 centros da região e é publicado em espanhol e português e contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de Brasil, e do Convenio Andrés Bello.

É resultado de um esforço liderado pela RedPOP, juntamente com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Unesco – Oficina Regional de Ciencia para América Latina y el Caribe.

Contou com a colaboração de várias das principais organizações de divulgação científica da região: Asociación Argentina de Centros y Museos de Ciencia y Tecnologia, Asociación Mexicana de Museos y Centros de Ciencia y Tecnologia, Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, Liliput, Red de Pequeños Museos del Área Andina,

Sociedad Mexicana para la Divulgación de la Ciencia y la Técnica, Casa da Ciência/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), Fundación Cientec (Costa Rica),

Museo Interactivo Mirador (Chile) e Parque Explora (Colombia). También colaboraram a Academia de Ciencias de Nicaragua e a Universidad Don Bosco (El Salvador).

“Este guia faz parte das comemorações dos 25 anos da RedPOP e só foi possível graças a todas instituições e todos indivíduos envolvidos, que trabalharam de foram intensa e muito entusiasmada para tornar esse sonho possível”, afirma Luisa Massarani, diretora da RedPOP.

No Brasil, haverá também um lançamento, que ocorrerá em julho, durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O Guia é distribuído gratuitamente a membros da RedPOP e bibliotecas da região. O pdf também pode ser acessado gratuitamente a todos os interessados, na página da RedPOP, em <www.redpop.org>, a partir de 25 de maio.

Más informaciones: redpop@unesco.org.uy e  redpopdireccion@gmail.com

Equipe RedPop

Fonte: http://www.cnpq.br/web/guest/noticias-popularizacao/-/journal_content/56...