Cinco chamadas da FAPESP terminam em junho

Prazos de cinco chamadas de propostas terminam em junho

28 de maio de 2015

Agência FAPESP – Cinco chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP encerram seus prazos para submissão de propostas em junho.

Duas delas têm como data-limite para envio de propostas o dia 1º. Ambas referem-se a chamadas de propostas de pesquisa no âmbito de acordo de cooperação com o Belmont Forum, grupo formado por algumas das principais agências financiadoras de projetos de pesquisa sobre mudanças ambientais no mundo, incluindo a FAPESP.

Uma das chamadas com o Belmont Forum selecionará projetos de pesquisa em serviços climáticos. O objetivo é contribuir para desenvolver serviços climáticos com foco no papel das relações inter-regionais na variabilidade e na previsibilidade climática.

Os três temas principais desta chamada são: “Understanding past and current variability and trends of regional extremes”, “Predictability and prediction skills for near-future variability and trends of regional extremes” e “Co-constrution of near term forecast products with users”.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/9410.

A segunda chamada com o Belmont Forum com data-limite de inscrição no dia 1º de junho está voltada ao financiamento de pesquisas colaborativas relacionadas ao tema "Mountains as Sentinels of Change".

O objetivo da chamada é estimular pesquisas em mudanças climáticas, ambientais e sociais em regiões de montanha, considerando novas mensurações, a recuperação de dados existentes e o desenvolvimento e uso de estratégias de modelagem integrada por meio da adoção de abordagens trans e interdisciplinares.

Os cinco temas principais que caracterizam a ação colaborativa em "Mountains as Sentinels of Change" são: “Drivers of change”, “Ecosystems and Biodiversity”, “Water”, “Hazards, Vulnerability and Risks” e “Adaptation and Resilience”.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/9391

No dia 9 de junho encerra-se o prazo de submissão de propostas na Chamada de propostas M-ERA.Net 2015, de seleção de projetos transnacionais de alto risco em pesquisa e desenvolvimento em Ciência de Materiais e Engenharia.

A M-ERA.Net é uma rede ligada à União Europeia que financia projetos transnacionais de alto risco em pesquisa e desenvolvimento em Ciência e Engenharia de Materiais, incluindo micro e nanotecnologias, processos e tecnologias de produção.

Podem participar da chamada pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, de pesquisa ou a pequenas empresas no Estado de São Paulo.

Para concorrer ao cofinanciamento da FAPESP, além das diretrizes da Chamada M-ERA.Net 2015, os pesquisadores interessados devem submeter a proposta à FAPESP seguindo as normas e orientações da Fundação para submissão de propostas na modalidadeAuxílio à Pesquisa - Regular ou no Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) .

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/9319.

No dia 12 de junho encerra-se o prazo para submissão de propostas à chamada lançada conjuntamente pela FAPESP e o Weizmann Institute of Science (WIS), de Israel, no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições.

Os temas de interesse da chamada estão relacionados às Ciências da Vida, preferencialmente voltados a estudos sobre câncer e inflamação.

Os objetivos são promover e fortalecer colaborações entre pesquisadores afiliados ao WIS e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/9348

A quinta chamada de propostas de pesquisa cujo prazo de submissão termina no mês de junho foi lançada pela FAPESP e a AstraZeneca, por meio da MedImmune, unidade de pesquisa e desenvolvimento de produtos biológicos da empresa. A chamada está aberta a pesquisadores interessados ligados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A pesquisa deve ajudar a construir competências científicas e tecnológicas, alianças estratégicas para promover o desenvolvimento científico e tecnológico, promover a disseminação do conhecimento e fornecer resultados que tenham potencial para aplicações com um benefício social ou comercial, direto ou indireto, em áreas de interesse para a AstraZeneca Brasil, MedImmune e FAPESP.

Os temas de interesse da chamada de propostas têm forte ênfase em tecnologias e abordagens que ampliem as fronteiras da ciência e em pesquisa aplicada que tenha valor translacional para o desenvolvimento de terapias inovadoras em doenças metabólicas e doenças cardiovasculares.

As propostas devem seguir as normas do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.

A chamada de propostas (em inglês) está disponível em: www.fapesp.br/9337 

Fonte: http://agencia.fapesp.br/prazos_de_cinco_chamadas_de_propostas_terminam_...

Desenvolvido por IFUSP