Encontro no HADES

Olá pessoal!

Nesta semana temos mais um encontro marcado no Hades!

Quem nos contará sobre o seu trabalho desta vez será o doutorando Flávio Campopiano Dias de Moraes do Departamento de Física dos Materias (IFUSP).

E parece que ele tem coisas muito interessantes para nos mostrar!

O Flávio nos contará sobre como induzir magnetização utilizando luz, um tema que irá agradar tanto os que gostam dos fundamentos quanto aqueles que se ligam nas aplicações.

Se você ficou interessado, pode dar uma olhadinha no resumo abaixo e também no Blog do Hades.

Nos encontramos nesta sexta-feira, 12 de junho, às 15h no Auditório Sul da Ala Central do IFUSP.

Magneticamente,

Os organizadores.

Encontros no Hades
Departamento de Física Matemática
Instituto de Física - USP

Blog: http://encontrosnohades.wordpress.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Indução Ótica de Momento Magnético em EuTe
Palestrante: Flávio Campopiano Dias de Moraes (doutorando, IFUSP)

Resumo:

A UNESCO denominou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).
A fotônica, a ciência que estuda a geração, o controle e a detecção da luz, teve início em 1950-1960 com o surgimento dos primeiros semicondutores e do laser e cerca de 60 anos depois, em 2014, Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura foram laureados com o Nobel pela invenção do LED azul.
Hoje, não são mais os elétrons, mas a luz que dita as velocidades de processamento, armazenamento e transmissão de dados. Desenvolver equipamentos eletro-óticos com essas finalidades tem sido o objetivo de boa parte das pesquisas atuais em tecnologia.
Por outro lado, o desenvolvimento rápido da ótica nos trouxe novas questões relacionadas à interação entre fótons, cargas, spins, fônons e a transferência de momento angular entre eles. Nesse contexto, o estudo de efeitos optomagnéticos e a manipulação ultrarrápida da ordem magnética em semicondutores, utilizando luz, deve ter um futuro promissor com grande impacto no desenvolvimento da spintrônica, armazenamento e manipulação de dados e computação quântica.

Desenvolvido por IFUSP