Projeto Novos Talentos da USP

PROJETO NOVOS TALENTOS DA USP

slide5

(Foto: Vivendo a USP)

O projeto Novos Talentos da USP está presente, desde o seu início, na Escola Municipal Jardim da Conquista, localizada na vila do Recanto dos Humildes, no bairro de Perus, além de atuar em mais outras oito escolas públicas de São Paulo. É um projeto de extensão universitária que literalmente sai dos muros da universidade e leva o conhecimento produzido para um público que normalmente não tem acesso a ele. Além do mais, o seu diferencial é trazer para o interior da universidade estudantes e professores das escolas parceiras para que possam vivenciar os espaços de ensino, pesquisa e extensão, de forma articulada com o projeto pedagógico escolar.

Realizado desde 2011, pelo Instituto de Física, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Bohomotez Henriques e vice-coordenação do Prof. Dr. Mikiya Muramatsu, o projeto conta com financiamento da CAPES e da PRCEU-USP, além da participação ativa de muitas unidades, laboratórios e museus da USP. Há um grande envolvimento de professores, graduandos e pós-graduandos interessados em fazer a divulgação científica acontecer de forma lúdica e atraente.

Segundo o Professor Márcio Bezerra, diretor licenciado da EMEF Jardim da Conquista e atual gestor do CEU Perus, o projeto Novos Talentos da USP tem transformado a realidade escolar e mudado a vida de alguns estudantes. Ele citou o caso de uma aluna que não tinha bons resultados de aprendizagem e que depois de conhecer o Museu de Geociências, através do projeto Novos Talentos, a estudante passou a participar mais das aulas: ela não sabia dizer o que queria ser profissionalmente, mas tinha uma certeza: queria estudar na USP.

Para o Professor Márcio “o projeto está fazendo a diferença na forma como os estudantes estão se relacionando entre si e com a escola. A autoestima das crianças melhorou bastante”. Outro exemplo dessa mudança foi mencionado pelo diretor: “em outras escolas que lecionei ou fui diretor, quando havia saídas para competições, os estudantes entoavam gritos de guerra no ônibus, porém notou que os estudantes do Jardim da Conquista não tinham esta prática. Surpreendentemente, depois de uma das visitas à USP, quando estavam voltando para o bairro, dava para ouvir de longe o que cantavam: “O Conquista chegou...”.

Mais informações sobre o projeto acesse o site:  http://vivusp.if.usp.br

slide3

(Foto: Vivendo a USP)

Em anexo, matéria sobre o projeto Novos Talentos da USP, publicada no jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo, de autoria da jornalista Maria das Graças Leocádio