Fator de impacto do Brazilian Journal of Physics atingiu seu maior valor em 2014

Fator de Impacto do BJP atinge o maior valor da sua história

Acontece na SBF, semana de 25 de junho de 2015

Foi com grande satisfação que recebemos, neste mês de junho de 2015, a informação da Springer-Verlag de que o fator de impacto do Brazilian Journal of Physics referente ao ano de 2014 atingiu o valor de FI = 0.810. Esse indicador já vinha apresentando aumento nos dois anos anteriores (0.598 em 2012 e 0.683 em 2013), entretanto, em 2014, o aumento foi mais significativo.

O aumento do FI revela que a política adotada pela SBF em fortalecer e tornar essa publicação cada vez mais relevante para a comunidade de físicos tanto brasileira quanto internacional está dando bons resultados. A opção por uma editora internacional (Springer) tornou tanto o processo de submissão quanto de análise, publicação e divulgação da revista profissional, deixando aos editores o trabalho mais substantivo de procura de excelência nas centenas de manuscritos que recebem anualmente de todo o mundo.

Segundo o Prof. Antonio Figueiredo, “Editor-in-Chief” do BJP, “o trabalho desenvolvido pelo corpo anterior de editores associados, sob a direção do Prof. Luiz Nunes de Oliveira, implementou padrões de qualidade e excelência na escolha dos manuscritos a serem publicados, que permitiu a mudança do patamar do BJP que hoje experimentamos.

Nossa equipe atual de editores assumiu a partir de março de 2014 a tarefa de continuar e aprimorar esse tipo de visão da revista. Gostaríamos de incentivar os colegas brasileiros a submeter seus trabalhos inéditos à revista e também explorar uma possibilidade que o BJP oferece à nossa comunidade que é a publicação de artigos de revisão (um exemplo está na "Editor’s Choice" que figura como Destaque em Física do Boletim da SBF desta semana) e artigos mais extensos que tragam mais detalhes de análise de dados e procedimentos que, muitas vezes, não conseguimos colocar em outras revistas especializadas por questão de espaço.

Esse tipo de publicação é de muita relevância para a comunidade de físicos não apenas no Brasil, mas também do exterior. Trata-se de um filão disponível à comunidade brasileira que ainda é pouco explorado. Finalmente cabe um agradecimento à CAPES, que se mostrou sensível e apoiou a classificação Qualis do BJP, de forma a incentivar as publicações neste instrumento de divulgação.

Nosso compromisso é continuar com essa visão do BJP e esperamos em mais algum tempo atingir o patamar de fator de impacto igual a 1, tornando nossa revista um instrumento de ainda maior reconhecimento científico por parte da comunidade internacional e brasileira. ”

Fonte: Assessoria de comunicação da SBF