IFUSP sedia I Reunião Latino-Americana de Cristalografia

Acontece entre os dias 9 e 11 de setembro no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) a I Reunião da Associação Cristalográfica Latino Americana (LACA), em conjunto com a XXII Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr). Além da relevância científica, o encontro será de grande importância para a comunidade latino-americana, pois reunirá cristalógrafos de todos os países que fazem parte da LACA.

A professora do IF/USP, Márcia Fantini, presidente da ABCr e presidente provisória da LACA, fará a abertura do encontro, que conta com palestrantes de países como Argentina, México, Peru, Costa Rica, Chile, Uruguai e El Salvador.

“É importante que o IF sedie esse que vai ser o primeiro evento da LACA. Tanto do ponto de vista da internacionalização da universidade e do fomento à colaboração em pesquisa quanto da promoção da cristalografia na América Latina”, afirma Márcia.

Segundo ela, são esperados 150 participantes nos três dias de encontro. Entre os temas abordados estão policristais, materiais, moléculas pequenas e macromoléculas biológicas, estrutura molecular e propriedades físicas e químicas, além de educação em cristalografia.

Dois eventos satélites acontecem durante as reuniões: um minicurso sobre difração de raios X, no Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas, e um workshop sobre estruturas em altas pressões, no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), também em Campinas. As inscrições para as reuniões e os eventos paralelos estão abertas. Mais informações: www.abcristalografia.org.br

Data Publicação:
quarta-feira, 8 Julho, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 11 Setembro, 2015