Prêmio Nobel se encanta com projeto Arte e Ciência no Parque

PRÊMIO NOBEL SE ENCANTA COM PROJETO DA USP

Em 2013, o cientista Dan Shechtman, prêmio Nobel de Química de 2011, conheceu o projeto Arte & Ciência no Parque, coordenado pelo Prof. Mikiya Muramatsu, docente do Instituto de Física da USP, durante a apresentação que foi feita no Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, em Águas de Lindóia.

A empatia foi imediata. O físico israelense Dan Shechtman, laureado com o prêmio Wolf de Física de 1999 e com o prêmio Nobel de Química de 2011, ambos pela descoberta dos quase-cristais, foi um dos palestrantes do encontro. Ele ficou encantado com o projeto e fez questão de destacar o excelente trabalho de divulgação científica realizado pela equipe da USP. Para o professor Dan, “a melhoria da educação e da sociedade se dá desde o jardim da infância e toda ação que tem esse intuito contribui para que possamos superar os desafios de um mundo em transformação”.

O projeto Arte & Ciência no Parque foi concebido com o objetivo de difundir a ciência de forma lúdica e atraente. Uma de suas principais ações é contribuir para a ampliação da cultura científica da população em geral. Para o professor Mikiya, “quando o público toma contato com os experimentos apresentados, ele participa ativamente das atividades e assim passa a identificar a ciência e a tecnologia como parte do seu cotidiano e isso possibilita uma relação mais íntima com o conhecimento”.

Nesse sentido, as visões dos professores Dan Schechtman e Mikiya Muramatsu convergem para um ponto: é preciso estimular desde cedo o contato das crianças com o universo da ciência e isso tem que ser feito de forma lúdica e atraente, pois permite que elas superem os desafios e ajuda a entender o mundo que as cercam.

Desde 2007, o projeto Arte & Ciência no Parque tem se apresentado nos parques municipais de São Paulo, em diversas escolas públicas, nas praças, feiras e em congressos científicos mostrando a ciência e a tecnologia através de uma abordagem lúdica e interativa. São montadas mesas com mais de 60 experimentos de Física, Biologia, Astronomia e Matemática. A monitoria é feita por estudantes universitários (graduandos e pós-graduandos), sob a coordenação de professores da Universidade de São Paulo.

Na última terça-feira (25.08), o projeto Arte & Ciência no Parque, se apresentou juntamente com o GEPEC – Grupo de Pesquisa em Educação Química da USP, na Escola Estadual “Francisco Eufrásio Monteiro”, em Sorocaba, como parte de atividades do projeto Vivendo a USP. Foram duas apresentações, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, discutindo desafios óticos e montando caleidoscópio, com materiais de baixo custo.

As crianças participaram e muito! Ficaram com gostinho de quero mais. Da próxima vez, a visita será na USP.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do IFUSP

11 – 3091-6965 – e-mail: noticias@if.usp.br

Data Publicação:
quarta-feira, 26 Agosto, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
sábado, 31 Outubro, 2015