Oportunidades

Fisica na Arte

Dentro do Laboratório de Análises de Materiais por Feixes Iônicos temos  o grupo de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural. Este grupo coordenado pela Profa. Marcia Rizzutto utiliza um conjunto de  técnicas de análise  atômicas nucleares não-destrutivas voltadas à caracterização de obras dos acervos dos diferentes museus do Estado São Paulo e da USP. O principal objetivo do estudo dos materiais dos objetos do patrimônio e melhor conhece-lo,  estudá-lo e ajudar a preservá-lo. Este grupo possui parceria com  historiadores, arqueólogos, conservadores, restauradores, curadores etc. a fim de ampliar o conhecimento em História da Arte e nas técnicas de produção dos objetos. Se você tem interesse neste tema, temos vários  projetos que podem envolver alunos de IC, mestrado, doutorado e  pós-doutores. Venham conversar com a coordenadora do grupo e entender melhor esta interface entre física e arte.

Instrumentação nuclear e a interface entre física nuclear e dos materiais

O Prof. Tiago Fiorini da Silva desenvolve pesquisa para aperfeiçoar as técnicas de feixes iônicos para a caracterização de materiais, seja no desenvolvimento e aprimoramento das estações de análise, seja pelo desenvolvimento de simulações computacionais e adoção de algoritmos avançados, como por exemplo algoritmos de aprendizado de máquina. Em destaque está sua linha de pesquisa, com apoio FAPESP, no desenvolvimento de detectores de radiação baseados em ionizações em meios gasosos com resolução espacial. Por último, o estudo de modificações de materiais por feixes de íons é uma linha de pesquisa. Existem possibilidades de orientação de estudantes em regimes de trabalho de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado e doutorado.