564a. Sessão Ordinária da Congregação

Congregação
Pauta:

Pauta: 564ª Sessão Ordinária da Congregação
Data: 26.03.20 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item I.1 – Comunicações do Diretor:

a) Of.FMA/008/2020/IF, de 04.04.2020, informando a eleição dos Professores João Carlos Alves Barata e Oscar José Pinto Éboli como Chefe e Vice-Chefe, respectivamente, do Departamento de Física Matemática, por 02 anos, a partir de 14.03.2020.
b) Portaria do Reitor, de 05.03.20, declarando que o Prof. Dr. Cristiano Rodrigues de Mattos, tendo obtido o título de Livre-Docente, passa, a contar de 03.03.20, a integrar a categoria de Professor Associado, ref. MS-5.
c) Portarias do Reitor, de 11.03.20, nomeando os indicados a seguir relacionados para exercerem as seguintes funções: Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr Carlos Gilberto Carlotti, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto, Pró-Reitor de Pesquisa, Profa. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária, Profa. Dra. Maria Vitória Lopes Badra Bentley, Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Prof. Dr. Márcio de Castro Silva Filho, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, Profa. Dra. Carmen Sílvia Fávaro Trindade, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch, Pró-Reitor Adjunto de Cultura e Extensão Universitária.
d) Distribuição dos encargos didáticos do 1º semestre de 2020, aprovada pelos Departamentos: FAP, FEP, FGE, FMT.

Item I.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (06 alunos):
Brenda Bertotto Malabarba
 “Estudando o sistema KD\bar{D}* com teorias de campos efetivas” – Orientador: Prof. Alberto Martinez Torres

Diego Hideki Shibata Obregon
 “Análise da presença de um terceiro corpo próximo dos pontos de Lagrange L4 e L5 d um EMRI ou IMRI ” – Orientador: Prof. Elcio Abdalla

Giulio Halisson Camillo da Silva
“Linhas de Wilson como defeitos superconformes” – Orientador: Prof. Victor de Oliveira Rivelles

João Victor Ferreira Alves
“Nós de Weyl e arcos de Fermi em semimetais” – Orientador: Prof. Luís Gregorio Godoy de Vasconcellos Dias da Silva

Luiz Fernando de Camargo Rodrigues
“Determinação da estrutura e do estado oligomérico de proteínas chaperonas por espalhamento de raios-x a baixos ângulos (SAXS)” – Orientador: Prof. Leandro Ramos Souza Barbosa

Xirliane Muniz Vasconcelos
“Teorias de Gauge no formalismo de primeira ordem com efeitos de temperatura finita” – Orientador: Prof. Fernando Tadeu Caldeira Brandt

Item I.1b – Defendeu Tese de Doutorado (01 aluno):
Paulo Ricardo de Abreu Furtado Garcia
“Rotas de síntese e métodos de caracterização estrutural para sistemas de nanopartículas metálicas” – Orientador: Prof. Cristiano Luis Pinto de Oliveira

Item I.2. – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item I.3. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item I.4. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item I.5. – Comunicações dos Membros da Congregação.

2ª PARTE

Item II  – Assuntos novos para deliberar:

Item II.01 - Eleição do Suplente da Representante da Congregação junto ao Conselho Universitário, para completar mandato até 12.11.2020.

Item II.02 - Homologação da indicação feita pela Comissão de Graduação dos Professores Walter Alberto de Siqueira Pedra e Domingos Humberto Urbano Marchetti como membros Titulares daquela Comissão junto à Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Física, por 03 anos, a partir de 26.03.2020.

Item II.03 - Homologação da recondução dos Professores Carla Goldman e Domingos Humberto Urbano Marchetti como representantes Titular e Suplente, respectivamente, do Departamento de Física Geral junto à Comissão de Biblioteca por 02 anos, a partir de 25.04.2020.

Item II.04 - Homologação da indicação do Prof. Paulo Teotônio Sobrinho como Suplente do Representante do Departamento de Física Matemática junto à Comissão de Graduação para completar mandato até 21.02.2021, tendo em vista a renúncia do Suplente anterior.

Item II.05 - Homologação da indicação do Prof. João Carlos Alves Barata como Suplente do Representante do Departamento de Física Matemática junto à Comissão de Pesquisa para completar mandato até 27.02.2021, tendo em vista a transferência de departamento do representante anterior.

Item II.06 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Mauro Sérgio Dorsa Cattani, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Aplicada.

Item II.07 - Renovação dos "Termos de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a serem assinados pelos Professores abaixo relacionados, docentes aposentados, a fim de continuarem colaborando com o Departamento de Física Geral:
a) Mikiya Muramatsu,
b) Silvio Roberto de Azevedo Salinas.

Item II.08 – Relatório de atividades do Prof. José-María Fernandez-Varea, da Universidade de Barcelona, referente à bolsa de Professor Visitante, no período de 1º a 31.05.19 e de 1º.09 a 31.10.19.

Item II.09 - Pedido de transferência da Profa. Dra. Valentina Martelli, ref. MS-3, em RDIDP, do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica para o Departamento de Física Experimental.

Item II.10 - Pedido de transferência do Prof. Dr. Julio Antonio Larrea Jiménez, ref. MS-3, em RDIDP, do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica para o Departamento de Física Experimental.

Item II.11 - Apreciação do Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Física Médica, proposto como um curso interunidades pelo Instituto de Física e a Faculdade de Medicina da USP (incluso na 475ª. Sessão, de 24.04.13)