566a. Sessão Ordinária da Congregação

Congregação
Pauta:

Pauta: 566ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data: 28.05.20 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item I.1 – Comunicações do Diretor:

a) Portaria do Reitor, de 07.05.20, aposentando o Prof. Said Rahnamaye Rabbani;
b) b) Portaria GR-7638, de 07.05.20, que institui auxílio de natureza indenizatória pelo exercício de função de estrutura em Município diverso da sede do docente.
c) Portarias do Reitor, de 12.05.20, transferindo os cargos 1233904 e 1231936 ocupados pelos Profs. Valentina Martelli e Julio Antonio Larrea Jiménez, respectivamente, do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica para o Departamento de Física Experimental.
d) Parecer da PG sobre a possibilidade de concursos de LD e Titular em inglês.
e) Edital para Progressão Horizontal na carreira docente;
f) Apoio da Reitoria ao Projeto de Saúde mental no IF;
g) Mensagem da Faculdade de Medicina informando a aprovação do curso de Bacharelado em Física Médica pela CG e pela Congregação daquela Faculdade.
h) Distribuição dos encargos didáticos do 1º semestre de 2020, aprovada pelos: FMA e FNC.
i)  Moção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo sobre o uso de cloroquina/Hidroxicloroquina para Covid-19.

Item I.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (05 alunos):
Alisson Cordeiro Alves Tezzin
 “Estados de equilíbrio na teoria quântica em topoi"” – Orientador: Prof. Walter Alberto de Siqueira Pedra

Ariel Yssou Oliveira Fernandes
 “Efeitos da desordem temporal aperiódica em transições de fase fora do equilíbrio” – Orientador: Prof. Andre de Pinho Vieira

Keiser Hurtado Montaño
“Ampliando a busca por matéria escura” – Orientador: Profa. Ivone Freire da Mota e Albuquerque

Lucas Vieira Teixeiras
“Estudo da hadronização de quarks pesados em um plasma de quarks e glúons em expansão hidrodinâmica para os sistemas PbPb, XeXe, ArAr e OO” – Orientador: Prof. Alexandre Alarcon do Passo Suaide

William de Castilho
“Fases moduladas em modelos estatísticos com interações quirais” – Orientador: Prof. Silvio Roberto de Azevedo Salinas

Item I.1b – Defenderam Teses de Doutorado (02 alunos):
Andres Felipe Cardona Jimenez
“Termodinâmica e transições de fase de buracos negros” – Orientador: Prof. Carlos Molina Mendes (EACH – USP)

Laura Raquel Rado Díaz
“Deformações integráveis em teoria de cordas” – Orientador: Prof. Victor de Oliveira Rivelles

Item I.2. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item I.3. – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item I.4. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item I.5. – Comunicações dos Membros da Congregação.

Item I.6 – Discussão e votação da Ata:
a) 564ª, realizada em 26.03.20.

2ª PARTE

Item II  – Assuntos novos para deliberar

Item II.01 - Homologação da indicação dos Professores Marcelo Martinelli e Airton Deppman como representantes Titular e Suplente, respectivamente, do Departamento de Física Experimental  junto à Comissão de Pós-Graduação, por 02 anos, a partir de 28.05.2020.

Item II.02 - Homologação da indicação dos Professores Paulo Teotônio Sobrinho e Enrico Bertuzzo como representantes Titular e Suplente, respectivamente, do Departamento de Física Matemática junto à Comissão de Biblioteca, por 02 anos, a partir de 28.05.2020.

Item II.03 - Homologação da indicação do Prof. Danilo Mustafa como Coordenador da Comissão de Biblioteca por 02 anos, a partir de 29.05.2020.

Item II.04 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Paulo Eduardo Artaxo Netto, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Aplicada.

Item II.05 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Mauricio Porto Pato, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Matemática

Item II.06 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Shigueo Watanabe, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Nuclear.

Item II.07 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pela Profa. Tânia Tomé Martins de Castro, docente aposentada, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Geral.