567a. Sessão Ordinária da Congregação

Congregação
Pauta:
Pauta: 567ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data: 25.06.20 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item I.1 – Comunicações do Diretor:

a)  Retificação do DO, de 06.06.20, referente à resolução 7955/20, de 05.06.20, suspendendo, com interrupção dos respectivos prazos, de 17.03.20 a 31.12.21, os concursos públicos para provimento dos cargos de Professor Doutor e Professor Titular, assim como, concursos públicos para outorga do título de Livre Docente.
b) Resolução USP-7956, de 08.06.20, que altera dispositivos da Resolução 7945, de 27.03.20, autorizando, excepcionalmente, como medida de prevenção de contágio pela COVID-19 (Novo Coronavírus), a utilização de sistemas de videoconferência e outros meios eletrônicos de participação à distância nas reuniões dos colegiados da Universidade enquanto perdurar a recomendação de afastamento de atividades presenciais pelas autoridades sanitárias e pelo Grupo de Trabalho GT-USP Covid-19.
c) Primeiro Relatório_Plano de readequação para o ano acadêmico 2020 (PRAA-2020).
d) Moção do Instituto de Ciências Biomédicas da USP com relação ao uso da Cloroquina/Hidroxicloroquina nos casos de Covid-19.
e) Manifestação da Congregação da EEUSP sobre a situação da Enfermagem brasileira frente à epidemia Covid-19.
f) Criação do Grupo de Trabalho pelo prazo de 180 dias (com possibilidade de renovação) para estudar e propor recomendações imediatas a médio prazo, a fim de preparar o Instituto de Física para a retomada das atividades presenciais administrativas, laboratoriais e docentes, pós-quarentena Covid-19: Ficam designados Prof. Nemitala Added – Coordenador, Prof. Alexandre Lima Correia – membro, Prof. André Pinho Vieira – membro,  Rosângela Trevisan Ferreira - ATA – membro Alexandre de Oliveira Vieira – membro Rodolfo Almeida - zeladoria – membro, Francisco Brinço – representante dos funcionários, Thiago Ferreira da Nobrega – representante discente e Secretário: Iran Mamedes de Amorim.
g) Of.CG/29/IF/20, de 22.06.2020, indicando a Profa. Euzi Conceição Fernandes da Silva como representante do Instituto de Física junto à Comissão do Ciclo Básico da Escola Politécnica, por 01 ano, a partir de 09.08.2020.
h) Manifestação da Congregação da Faculdade de Direito da USP à Democracia, ao Estado de Direito e ao Judiciário.
i) Circ.SG/CAA/36 - Sobre a análise das solicitações de cargos de Professor Titular.
j) Situação financeira da USP.

Item I.1a – Defendeu Dissertação de Mestrado (01 aluno):
Mariana de Marchi Oliveira
“Educação escoteira e ensino de ciências: possíveis aproximações e contribuições” – Orientador: Prof. André Machado Rodrigues

Item I.2. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item I.3. – Comunicações do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Item I.4. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item I.5. – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item I.6. – Comunicações dos Membros da Congregação.

Item I.7 – Discussão e votação da Ata:
a) 565ª, realizada em 30.04.20.

2ª PARTE

Item II  – Assuntos novos para deliberar:

Item II.01 - Homologação da indicação dos Professores Caetano Rodrigues Miranda e Felix Guillermo González Hernández como representantes Titular e Suplente, respectivamente, do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica junto à Comissão de Pesquisa, por 02 anos, a partir de 25.06.2020.

Item II.02 - Homologação da indicação do Prof. Valmir Antonio Chitta como Suplente do representante do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica junto à Comissão de Pós-Graduação, para completar mandato até 29.05.2021.

Item II.03 - Homologação da indicação do Prof. Alexandre Levine como Suplente do representante do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica junto à Comissão de Biblioteca, para completar mandato até 24.10.2020.

Item II.04 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pela Profa. Lia Queiroz do Amaral, docente aposentada, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Aplicada.

Item II.05 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Dmitri Maximovitch Guitman, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Nuclear.

ORDEM SUPLEMENTAR DA 567ª. SESSÃO DA CONGREGAÇÃO, A SER REALIZADA EM 25.06.2020.

Item II.06 - Homologação da indicação feita pela Comissão de Graduação dos Professores Gabriel Teixeira Landi e Alexandre Lima Correia como membros Titulares daquela Comissão junto à Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Física, por 03 anos, a partir de 25.06.2020.

Item II.07 - Alteração do Regimento do Instituto de Física, objetivando a inclusão da representação dos servidores técnicos e administrativos nos Conselhos Departamentais.

Item II.08 - Autorização para a realização dos concursos de Livre Docência por meio de sistemas de videoconferência e outros meios eletrônicos de participação a distância nos termos da Resolução 7955, de 05.06.20, abrangendo inclusive o Edital IF-02/20.