570a. Sessão Ordinária da Congregação

Congregação
Pauta:
Pauta: 570ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data: 29.10.20 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item I.1 – Comunicações do Diretor:
a) GR/CIRC/293, de 02.10.20, esclarecendo que estão retomados os prazos processuais dos Processos Administrativos Disciplinares (PADs) na USP, devendo ter seguimento os já instaurados e restando viabilizada a instauração de novos PADs, quando assim demandem os casos concretos em que haja indícios de autoria e materialidade de faltas funcionais. Fica estabelecido que tanto as Sindicâncias quanto os Processos Administrativos Disciplinares podem ter sequência com a realização de reuniões telepresenciais, desde que observadas as cautelas já indicadas no Ofício GR/CIRC/248, dado o seu caráter oficial.
b) Ofício PRG/CCM/28/2020, de 22.10.20, convidando os Professores Antonio Martins Figueiredo Neto e Paulo Alberto Nussenzveig para ministrarem aulas aos alunos do Curso de Ciências Moleculares(CCM) em 2021.
c) Distribuição dos móveis doados pela INFOSYS.

Item I.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (05 alunos):
Artur Machado Lacerda
“Transporte em cadeias quânticas fora do equilíbrio com potenciais quasiperiódicos”  – Orientador: Prof.  Gabriel Teixeira Landi

Jordany Vieira de Melo
“Pipeline do projeto BINGO e não gaussianidade” – Orientador: Prof. Elcio Abdalla

Leonardo Bin Martins
“Taxas de aniquilação em moléculas positrônicas” – Orientador: Prof.  Marcio Teixeira do Nascimento Varella

Otavio Augusto Dantas Molitor
“Máquinas térmicas quânticas em tempo finito”  – Orientador: Prof.  Gabriel Teixeira Landi

Vivian Heidorne Guerra
“Otimização de doses em procedimentos de tomografia computadorizada pediátrica” – Orientador: Prof. Paulo Roberto Costa

Item I.1b – Defendeu Tese de Doutorado (01 aluno):
Eraldo de Sales
“Desenvolvimento de detectores a gás de padrão microscópico para experimentos com raio x” – Orientador: Prof. Cristiano Luis Pinto de Oliveira

Item I.2 – Comunicações do Vice-Diretor.

Item I.3 – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item I.4 – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item I.5 – Comunicações dos Chefes de Departamento com sugestões para o processo de avaliação e promoção horizontal 2020-2021.

Item I.6 – Comunicações dos Membros da Congregação.

Item II  – Assuntos novos para deliberar:

ITEM II.01 - Eleição do Representante da Congregação e seu respectivo Suplente junto ao Conselho Universitário (CO), para um mandato de 02 anos, a partir de 13.11.2020.

ITEM II.02 - Homologação da indicação dos Professores Frédérique Marie Brigitte Sylvie Grassi e do Prof. Paulo Teotônio Sobrinho como representantes Titular e Suplente, respectivamente, do Departamento de Física Matemática junto à Comissão de Graduação, por 03 anos, a partir de 22.02.2021.

ITEM II.03 - Homologação da indicação dos Professores Oscar José Pinto Éboli e João Carlos Alves Barata como representantes Titular e Suplente, respectivamente, do Departamento de Física Matemática junto à Comissão de Pesquisa, por 02 anos, a partir de 28.02.2021.

Item II.04 - Concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, no qual está inscrito o Prof. Dr. Alexandre Levine, referente ao 2º período de 2020 (Edital IF-03/20)- Título da Tese: EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES DO REGIMES QUÂNTICO E HIDRODINÂMICO NO TRANSPORTE ELETRÔNICO EM PONTOS QUÂNTICOS DE InAs, POÇOS QUÂNTICOS DE GaAs E HgTe.
a) Aceitação da inscrição;
b) Formação da Comissão Julgadora;
c) Indicação do Presidente da Banca.

Item II.05 - Concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física Geral, no qual está inscrito o Prof. Dr. Leandro Ramos Souza Barbosa, referente ao 2º período de 2020 (Edital IF-03/20) – Título da Tese: CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL
DE SISTEMAS DE RELEVÂNCIA BIOLÓGICA
a) Aceitação da inscrição;
b) Formação da Comissão Julgadora;
c) Indicação do Presidente da Banca.

Item II.06 - Solicitação de bolsa de Professor Visitante, em nome da Profa. Thereza Amélia Soares da Silva, do Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, encaminhada pelo Departamento de Física Geral, no período de 01/01/2021 a 31/12/2021, à vista da Resolução 7192, de 19 de abril de 2016.