336a. Sessão Ordinária do CTA - OD aberta (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 22 Abril, 2021 - 10:00
Data de Término:
quinta-feira, 22 Abril, 2021 - 14:00
Local:
Plataforma Zoom
Comissão Atribuída:
CTA do Instituto de Física
Assunto:
CTA
Pauta:

Pauta:     336ª Sessão Ordinária do CTA
Data:     22.04.21 - 5a. Feira, às 10h.

1ª PARTE

Item I – Assuntos para referendar:

Item I.01 - Alteração do período de afastamento do Professor Gabriel Teixeira Landi, sem prejuízo de vencimentos e das demais vantagens do cargo, para ano sabático a ser realizado na Trinity College, Dublin, junto ao Professor John Goold, a fim de realizar pesquisa colaborativa na área de Termodinâmica Quântica, de 11.01.21 a 10.01.22 para 01.06.21 a 31.05.22.

Item I.02 - Prorrogação do período de afastamento da Professora Elisa Gouvêa Mauricio Ferreira, com prejuízo de vencimentos, mas sem prejuízo das demais vantagens do cargo, para realização de pesquisa no Instituto Max Planck de Astrofísica, na Alemanha, de 12.04.21 a 11.04.22.

Item I.03 - Afastamento do Professor Leandro Ramos Souza Barbosa, com prejuízo de vencimentos, mas sem prejuízo das demais vantagens do cargo, para coordenar a construção e a gestão de uma das linhas de Luz do recém inaugurado Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, denominado Sírius, em Campinas, de 07.05.21 a 06.05.23.

Item I.04 - Pedido de credenciamento do Prof. Paulo Roberto Costa junto à CERT (Resolução 7271/16).

Item I.05 - Pedido de credenciamento da Profa. Renata Zukanovich Funchal junto à CERT (Resolução 7271/16).

Item I.06  - Apreciação do relatório de atividades simultâneas ao RDIDP do Departamento de Física Nuclear, para encaminhamento à CERT (referente ao ano de 2020).

Item I.07 -  Solicitação de 02 claros temporários de Professor Contratado III (Professor Doutor) em decorrência dos afastamentos dos Profs. Diego Trancanelli e Elisa Gouvêa Mauricio Ferreira, do Departamento de Física Matemática.

Item II – Assuntos novos para deliberar:

Item II.01 - Pedido de credenciamento do Prof. Alexandre Alarcon do Passo Suaide junto à CERT (Resolução 7271/16).

Item II.02 -    Apreciação do Relatório de Experimentação da Profa. Dra. Elisa Gouvêa Mauricio Ferreira Ref. MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Matemática, referente ao período de outubro/18 a outubro/20.
                       Relator do FMA: Profa. Ivone Freire da Mota e Albuquerque
                       Relator do CTA: Prof. José Ademir Sales de Lima (IAG/USP)

Item II.03 - Relatório Científico da Reserva Técnica Institucional – 2019.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item III.1 – Comunicações do Diretor:

a)    Portaria do Reitor, de 03.03.21, designando os seguintes membros para comporem o Conselho Assessor da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI): Profa. Dra. Viviana Bosi (FFLCH), da área de Ciências Humanas, a contar de 02.04.21; Prof. Dr. Paulo Alberto Nussenzveig (IF), da área de Ciências Exatas, a contar da data da publicação; e o Prof. Dr. Luís Fábio Silveira (MZ), da área de Ciência Biológicas, em recondução.
b)    Resoluções USP 8067 e 8068, de 10.03.21, revogando as resoluções 7963 e 7964, respectivamente, restaurando a vigência do Artigo 84 (O Professor Doutor portador do título de Livre-Docente outorgado pela Universidade de São Paulo ou por ela reconhecido passará ao nível de Professor Associado 1) do Estatuto da USP e do Artigo 124 (A função de professor associado será exercida pelo professor doutor que, mediante concurso público, obtiver o título de livre-docente.) do Regimento Geral relativos à passagem para a categoria de Professor Associado.
c)    Carta da Câmara de Avaliação Institucional (CAI), de 18.03.21, referente ao planejamento das visitas on-line para discussão sobre o V Ciclo de Avaliação da USP, esclarecimentos e informações sobre a evolução do processo avaliativo Institucional na USP, Resolução 7272 (Regimento da Comissão Permanente de Avaliação), Projeto Acadêmico e a proposta da CAI para os formulários de avaliação.
d)    Portaria IF-06, de 16.03.21, alterando o 2º artigo da Portaria IF-25/01, de 20.12.01, que dispõe sobre a Comissão de Apoio Profissional (CAP) do IFUSP, acrescentando suplência do Coordenador.
e)    Portaria IF-07, de 18.03.21, designando o Prof. Dr. André Machado Rodrigues como Suplente do Coordenador da Comissão de Apoio Profissional (CAP).
f)    Portaria IF-09, de 30.03.21, que cria o Grupo de Trabalho para implantação do Curso de Física Médica e designa os Profs. Drs. Elisabeth Mateus Yoshimura (IFUSP), como Coordenadora, Paulo Roberto Costa (IFUSP), Adriano Mesquita Alencar (IFUSP), Roger Chammas (FMUSP), Marcelo Tatit (FMUSP) e Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho (FMUSP) como membros do referido Grupo de Trabalho.
g)    Portaria IF-11, de 05.04.21, criando a Comissão de Acompanhamento do Projeto Acadêmico do Instituto de Física, com o objetivo de organizar o Relatório Quinquenal para 2022 e designa os Profs. Drs. Luís Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva, Gustavo Paganini Canal e Cristina Leite, além de Renata Matsumoto, como apoio administrativo, para a composição da referida Comissão.
h)    Of. SG/CAA/26, de 09.04.21, informando que o Instituto de Física encontra-se, atualmente, enquadrado no item 4b das Diretrizes Gerais para distribuição e concessão de cargos de Professor Titular, e que os prazos para envio de solicitações de permanência de cargos de Professor Titular são 30/06/21 e 31/10/21.
i)    Circular SG/CLR/13, de 12.04.21, informando a aprovação de enunciados relativos à forma de agradecimento em caso de parceria e aplicação de critérios de desempate nas eleições de membros docentes, quando não haja regra específica expressa.
j)    Informe financeiro.
k)    Informe de obras.

Item III.2 – Comunicações do Vice-Diretor.

Item III.3 – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item III.4 – Comunicações dos Membros.