576a. Sessão Extraordinária da Congregação OD aberta (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 15 Julho, 2021 - 09:00
Data de Término:
quinta-feira, 15 Julho, 2021 - 13:00
Local:
Plataforma Zoom - Videoconferência
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:

Pauta:  576ª. Sessão Extraordinária da Congregação
Data:  15.07.21 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

ORDEM  DO  DIA

Item I -  Assunto para referendar:
Item I.01- Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. João Zanetic, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Experimental.

Item II - Assuntos novos para deliberar:

Item II.01 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Marcelo Otavio Caminha Gomes, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Matemática.

Item II.02 - Renovação dos "Termos de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a serem assinados pelos Professores abaixo relacionados, docentes aposentados, a fim de continuarem colaborando com o Departamento de Física Aplicada:
a) Alberto Villani,
b) Jesuína Lopes de Almeida Pacca.

Item II.03 - Deliberação sobre o Plano de Gestão, Compartilhamento e Tabela de Valores para o uso dos Equipamentos Xeuss 1.0 e Xeuss 2.0 da Central Multi Usuário de Espalhamento de Raios X - EMUSAXS. (Responsável: Prof. Cristiano Luis Pinto de Oliveira)

Item II.04 - Apreciação do relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC) relativo ao processo de Progressão Horizontal da Carreira Docente/2021.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item III – Comunicações do Diretor:

Item III.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (02 alunos):

Esteban Ricardo Chalbaud Mogollón
“Efeitos Cinemáticos e a quebra da isotropia estatística das flutuações da radiação cósmica de fundo” – Orientador: Prof. Edivaldo Moura Santos

Victor Alexandre Alves de Carvalho
“Pesquisas na interface entre história da ciência e ensino de ciências: analisando as fontes de dados históricos na produção do PIEC"” – Orientador: Profa. Valéria Silva Dias

Item III.1b – Outras Comunicações:
a) Portaria do Reitor, de 26.05.21, declarando que o Prof. Dr. Matthew William Luzum, tendo obtido o título de Livre-Docente, passa a contar de 11.03.21, a integrar a categoria de Professor Associado, ref. MS-5.
b) Comunicado do Gabinete do Vice-Reitor, de 02.06.21, sobre a definição da lista final de 100 selecionados para o Programa de Atração e Retenção de Talentos PART 2021/2022, após a avaliação dos recursos apresentados.
c) Of. CPG/1721/IF, de 10.06.21, informando a recondução da Profa. Dra. Lucy Vitoria Credidio Assali como representante da CPG na Comissão Coordenadora de Aperfeiçoamento de Ensino, a partir de 30.05.21, dando continuidade ao seu mandato como Presidente nessa Comissão.
d) Portaria IF-22/21 que dispõe sobre a eleição para escolha do(a) Presidente e Vice-Presidente da CG, CPG, CPq e CCEx. http://portal.if.usp.br/ataac/pt-br/node/6465.
e) Carta da EEUSP sobre publicização de ações em prol do ensino e da pesquisa realizadas pela EEUSP na pandemia da COVID-19.
f) Divulgação do Curso de Física Médica no Jornal da USP.  https://jornal.usp.br/universidade/voce-sabe-o-que-faz-um-fisico-medico-...
g) Relatório do Programa de Acolhimento Integrado do IFUSP referente ao período de 2018 a Junho/2021.
h) Parecer da Comissão de Claros Docentes – CCD, de 30.06.21, autorizando a contratação de 1 (um) Professor por prazo determinado para o Departamento de Física Geral do IFUSP, em jornada de trabalho de 12 horas semanais, até 31.07.22.
i) Moção do Instituto de Ciência Biomédicas, de 30.06.21, sobre a defesa da ciência e contra o negacionismo.

Item III.2 – Comunicações do Vice-Diretor.

Item III.3 – Comunicações do GT PÓS-COVID.

Item III.4 – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item III.6 – Comunicações dos Membros da Congregação.