575a. Sessão da Congregação - OD aberta (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 27 Maio, 2021 - 09:00
Data de Término:
quinta-feira, 27 Maio, 2021 - 13:00
Local:
Plataforma Zoom - Videoconferência
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:
Pauta: 575ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data: 27.05.21 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

Item I - Assuntos novos para deliberar:

Item I.01 - Apreciação das propostas de alteração do regulamento da CCP e regimento da CPG do Programa de Pós-Graduação em Física, aprovado pela Comissão de Pós-Graduação em 17.05.21.

Item I.02 - Apreciação da inscrição do Prof. Juan Manuel Restrepo Arteta ao concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física Aplicada, referente ao 1º período de 2021 (Edital IF-03/21).

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item II.1 –  Comunicações do Diretor:
Item II.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (04 alunos):
Caíke Crespaldi
“Busca por evidências de dinâmica caótica nas flutuações turbulentas de densidade em plasmas” – Orientador: Prof. Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho

Cleverson Andrade Goulart
“Ensemble Delta-Laguerre pseudo-hermitiano” – Orientador: Prof. Mauricio Porto Pato

Lucas Baldo Mesa Casa
“Estados ligados de Majorana em junções de nanofios” – Orientador: Prof. Luis Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva

Luighi Pierre Santos Leal
“Momento magnético anômalo do múon e μ → e γ além do modelo padrão” – Orientador: Profa.  Renata Zukanovich Funchal

Item II.1b –  Defenderam Teses de Doutorado (04 alunos):
Arnaldo Gomes de Oliveira Filho
“Estudos estruturais de cristais líquidos liotrópicos por métodos de espalhamento” – Orientador: Prof. Cristiano Luís Pinto de Oliveira

Osvaldo Camargo Botelho dos Santos
“Estudo do espalhamento elástico e reações do projétil 8Li em alvos de massa leve, intermediária e pesada” – Orientador: Prof. Rubens Lichtenthaler Filho

Túlio Brito Brasil
“Emaranhamento multicor para conexão de sistemas quânticos” – Orientador: Prof. Marcelo Martinelli

Vitor Martins de Oliveira
“Variedades invariantes em sistemas hamiltonianos com aplicações com aplicações ao sistema Terra-Lua” – Orientador: Prof. Iberê Luiz Caldas

Item II.1c – Outras Comunicações:
a) Portaria do Reitor, de 28.04.21, declarando que os Profs. Drs. Alexandre Levine e Leandro Ramos Souza Barbosa, tendo obtido o título de Livre-Docente, passam a contar de 14.04.21 e 19.04.21, respectivamente, a integrar a categoria de Professor Associado, ref. MS-5.
b) Portaria IF-16, de 30.04.21, que declara cessados, a pedido, os efeitos de designação do Prof. Dr. Leandro Ramos Souza Barbosa como membro da Coordenação de Relações Internacionais do IFUSP – CRInt-IF, a partir de 01.04.21, e designa o Prof. Márcio Teixeira do Nascimento Varella como membro da Coordenação supracitada, a partir de 04.05.21.
c) Mensagem da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), de 10.05.21, sobre o encerramento do armazenamento ilimitado no ambiente Google
d) Of. CG/029/IF/21, de 14.05.21, informando a eleição dos Profs. Cristina Leite e Ivã Gurgel como Coordenador e Vice-Coordenador, respectivamente,  junto à Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física - CoC-Lic, com mandatos de 2 anos a partir de 17.06.21.
e) Mensagem do Comitê Gestor do PART, de 17.05.21, divulgando o resultado do processo de avaliação do Programa de Atração e Retenção de Talentos (PART) - Edital 2021.
f)  Manifestação da Congregação da FE/USP contrária ao Projeto de Lei 5595/2020.
g) Moção da Congregação da FEA/USP de apoio aos envolvidos diretamente no combate à pandemia.
h) Of. AS.1-05/2021, do Diretor da FM/USP e Presidente do Conselho Deliberativo do HC, relativo a Moção de Apoio aprovada pela Congregação da FEA/USP.

Item II.2  –  Comunicações do Vice-Diretor.

Item II.3  –  Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item II.4  –  Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item II.5  –  Comunicações dos Membros da Congregação.