577a. Sessão da Congregação- OD aberta (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 29 Julho, 2021 - 09:00
Data de Término:
quinta-feira, 29 Julho, 2021 - 13:00
Local:
Plataforma Zoom - Videoconferência
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:
Pauta: 577ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data: 29.07.21 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

- Comunicado sobre as atividades da AUSPIN.

Item I - Assuntos novos para deliberar:

Item I.01 - Homologação da recondução feita pela Comissão de Graduação do Prof. Marcio Teixeira do Nascimento Varella, como representante titular, para compor a Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física, com mandato de 03 anos, a partir de 29.07.21, em substituição ao Prof. Leandro Ramos Barbosa.

Item I.02 - Apreciação do Termo de Permissão de Uso a ser assinado entre a Empresa Júnior do IFUSP e o Instituto de Física da USP.

Item I.03 - Apreciação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Física.

Item I.04 - Apreciação da solicitação do Prof. Danilo Mustafa, de reconsideração referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC),  aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p

Item I.05 - Apreciação do recurso apresentado pelo Prof. Paulo Roberto Costa, referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC), aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p.

Item I.06 - Apreciação do recurso apresentado pelo Prof. Paulo Teotônio Sobrinho, referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC), aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p..

Item I.07 - Apreciação da solicitação do Prof. Carlos Eduardo Fiore dos Santos, de reconsideração referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC), aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p..

Item I.08 - Apreciação do recurso apresentando Prof. Cristiano Rodrigues de Mattos, referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC), aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p.

Item I.09 - Apreciação do recurso apresentando Prof. Marco Bregant, referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC), aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p.

Item I.10 - Apreciação do recurso apresentando Prof. Ivã Gurgel, referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC), aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p.

Item I.11 - Apreciação da solicitação da Profa. Valéria Silva Dias, de reconsideração referente ao processo de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente, conforme Relatório da Comissão Assessora da Congregação (CAC), aprovado por aquele colegiado em sessão realizada em 15 de julho p.p.

E X P E D I E N T E

Item II.1 – Comunicações do Diretor:

Item II.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (05 alunos):
Alexsander Carvalho Vendite
“Estudos teóricos de captura de CO2 em gás atmosférico por nanopartículas porosas” – Orientador: Profa. Kaline Rabelo Coutinho

Arthur Pereira Scabora
“Aspectos de Natureza da Ciência em Textos de Divulgação Científica: Análises a Partir de um Diálogo entre Huhn e Popper” – Orientador: Prof. Ivã Gurgel

Isabella Danhoni
“Transições magnéticas e produção de píons em colisões ultraperiféricas” – Orientador: Prof. Fernando Silveira Navarra

Marcelo Janovitch Broinizi Pereira
“Estatística de calor e trabalho em modelos colisionais” – Orientador: Prof. Gabriel Teixeira Landi

Rodrigo Dias Garcia
“Desenvolvimento do Canhão de nanopartículas magnéticas em magnetron sputtering do tipo hollow cathode” – Orientador: Prof. Antonio Domingues dos Santos

Item II.1b – Defenderam Teses de Doutorado (03 alunos):
Eduardo Rodrigues da Silva (DD)
“SUVREL aplicado em comparação de voz para fins forenseS no arcabouço bayesiano e aplicabilidade do teorema de Bayes no ordenamento jurídico brasileiro” – Orientador: Prof. Manfredo Harri Tabacniks

Martin Dionisio Arteaga Tupia
“O papel das Teorias de Campo Efetivas na procura da física além do Modelo Padrão” – Orientador: Prof. Enrico Bertuzzo

Motahareh Abbasi Shanbehbazari
“Efeitos do Movimento coletivo na evaporação e fissão nuclear” – Orientador: Prof. Airton Deppman

Item II.1c – Outras Comunicações:
a) Ofício FAP/012/2021, de 12.07.21, informando a reeleição dos Professores Henrique de Melo Jorge Barbosa e Rosangela Itri como Chefe e Vice-Chefe, respectivamente, do Departamento de Física Aplicada, por 02 anos, a partir de 01.09.21.
b) Manifestação da Congregação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) de apoio ao Prof. Conrado Hübner Mendes da Faculdade de Direito da USP, em repúdio à prática de representação interposta pelo Procurador Geral da República, Sr. Augusto Aras, junto ao Conselho de Ética da USP.
c) Distribuição dos encargos didáticos do 2º semestre de 2021, aprovada pelos Departamentos: FAP, FEP, FGE, FMA, FMT e FNC.

Item II.3. – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item II.4. – Comunicações do GT PÓS-COVID.

Item II.5. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item II.6. – Comunicações dos Membros da Congregação.