580a. Sessão da Congregação aberta (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 21 Outubro, 2021 - 09:00
Data de Término:
quinta-feira, 21 Outubro, 2021 - 13:00
Local:
Plataforma Zoom - Videoconferência
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:
Pauta: 580ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data: 21.10.21 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

9:00h às 10:00h: conversa com os Profs. Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do
                              Nascimento Arruda,  candidatos a Reitor e Vice-Reitora da USP (Chapa USP Viva).

Item I – Assuntos novos para deliberar:

Item I.01 – Homologação da recondução do Prof. Dr. Luís Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva e do Prof. Rafael Sá de Freitas, como representante e respectivo suplente do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica junto a Comissão de Graduação do IFUSP, para o próximo período de 03 (três) anos, a partir de 29.11.2021.

Item I.02 – Homologação da indicação feita pela Comissão de Graduação dos Professores Renato Higa e Edivaldo Moura Santos para comporem a Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Física, com mandato de 03 anos, a partir de 21.10.21.

Item I.03 – Pedido de transferência do Prof. Dr. Valdir Guimarães, ref. MS-5, em RDIDP, do Departamento de Física Nuclear para o Departamento de Física Geral.

Item I.04 - Renovação dos "Termos de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a serem assinados pelos Professores a baixo relacionados, docentes aposentados, a fim de continuarem colaborando com o Departamento de Física Experrimental:
a) Alinka Lépine,
b) Otaviano Augusto Marcondes Helene.

Item I.05 – Participação do Prof. Neilo Marcos Trindade no Programa Pesquisador Colaborador junto ao Departamento de Física Nuclear, à vista da Resolução CoPq nº 7413, de 06 de outubro de 2017.

Item I.06 – Solicitação de bolsa de Professor Visitante, em nome do Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana, encaminhada pelo Departamento de Física Aplicada, a fim de colaborar com o Prof. Iberê Luiz Caldas, no período de 01.04.22 a 31.03.23, conforme Resolução 7192 de 19/abril/2016.

Item I.07 – Relatório Científico do Prof. Antonio Ferreira da Silva, relativo a Bolsa do Programa de Professor Visitante Internacional, junto ao Departamento de Física Nuclear, referente ao período de 01.02.20 a 31.01.21.

Item I.08 – Apreciação do Regimento Interno da Comissão Coordenadora do Curso de Física Médica, aprovado pela Comissão de Graduação em sua Sessão realizada em 08.10.21.

Item I.09  – Concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física Experimental, no qual está inscrita a Profa. Dra. Nora Lia Maidana, referente ao 2º período de 2021 (Edital IF-10/21):
a) Aceitação da inscrição;
b) Formação da Comissão Julgadora;
c) Indicação do Presidente da Banca.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item II.1 – Comunicações do Diretor:

Item II.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (06 alunos):

Antonio Carlos da Silva
“A observação do céu nos livros didáticos de ciências das séries iniciais do ensino fundamental aprovados no PNLD/2016”  – Orientador: Profa. Cristina Leite

Leonardo Silva Vieira Santos
“Sobre paradoxos quânticos possibilísticos e contextualidade lógica” – Orientador: Profa. Barbara Lopes Amaral

Mariana Afeche Cipolla
“Contribuições da coerência para a produção de entropia em processos quânticos” – Orientador: Prof. Gabriel Teixeira Landi

Rafael Bicudo Ribeiro
“Modelos moleculares para fotocélulas orgânicas baseadas em hidrocarbonetos poli-aromáticos” – Orientador: Prof. Marcio Teixeira do Nascimento Varella

Rodrigo Guanciale Franco
“Desenvolvendo um novo Modelo de Monte Carlo para colisões de íons pesados” – Orientador: Prof. Matthew William Luzum

Tiago Ferreira Lourenço
“Modelos unidimensionais na rede com inspiração em biomembranas: pseudo-transições e quase-fases” – Orientador: Profa. Vera Bohomoletz Henriques

Item II.1b – Defenderam Teses de Doutorado (02 alunos):

Dimy Nanclares Fernandes Sanches
“Nanotubos de hidróxidos lamelares: composição, estrutura e luminescência” – Orientador: Prof. Danilo Mustafa

Marco Aurélio de Menezes Franco
“Transporte vertical, processos de crescimento e caracterização de aerossóis na Amazônia” – Orientador: Prof. Paulo Eduardo Artaxo Netto

Item II.1c – Outras Comunicações:
a) Portaria GR 7674, de 30.09.21, que dispõe sobre a aplicação da Lei Federal 13.709, de 14.08.18 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), no âmbito da Universidade de São Paulo.
b) Of. PRCEU Circular – 015/2021, de 01.10.21, informando sobre a exigência de credenciamento CERT para determinadas atividades de Cultura e Extensão Universitária.
c) Of. GR/CIRC/238, de 06.10.21, comunicando a alteração do trâmite, no Sistema eletrônico de Admissão Docente, dos concursos públicos para provimento dos cargos de Professor Doutor e Professor Titular, bem como daqueles para concessão do título de Livre-Docente, tendo sido realizada a exclusão, como padrão, da análise jurídico-formal da Procuradoria Geral.

Item II.2. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item II.3. – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item II.4. – Comunicações do GT PÓS-COVID.

Item II.5. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item II.6. – Comunicações dos Membros da Congregação.