592a. Sessão Ordinária da Congregação - OD Aberta (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 8 Dezembro, 2022 - 10:00
Data de Término:
quinta-feira, 8 Dezembro, 2022 - 13:00
Local:
Auditório Abrahão de Moraes (Presencial)
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:

Pauta:     592ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data:     08.12.22 - 5a. Feira, às 10h

1ª PARTE

Item I  – Assunto para referendar:

Item I.01 -    Acordo Acadêmico Internacional a ser estabelecido entre o IFUSP e a Universität Münster (Alemanha), para dupla titulação em nível de doutorado do estudante Fabio de Moraes Canedo, coordenado pelo Prof. Marcelo Gameiro Munhoz.

Item II – Assuntos Novos para deliberar:

ITEM II.01 -    Atribuição do nome Herch Moysés Nussenzveig ao Edifício Principal do IFUSP, proposta pelo Departamento de Física Matemática.

ITEM II.02 -    Homologação da recondução do Prof. Oscar José Pinto Éboli e de seu suplente, Prof. João Carlos Alves Barata, como representantes do Departamento de Física Matemática junto à Comissão de Pesquisa, por 02 anos, a partir de 28.02.23.

ITEM II.03 -    Revalidação de diploma de Bacharel em Física obtido pelo Sr. Enrique Porfirio Uceda obtido na Universidad Nacional de Trujillo no Peru.
Relator da CG: Prof. Julio Antonio Larrea Jimenez

Item III  –   Discussão e votação das seguintes atas:
a)    585a. Sessão Ordinária, realizada em 28.05 22;
b)    586ª Sessão Ordinária, realizada em 26.05.22.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item IV.1 –  Comunicações do Diretor:

Item IV.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (03 alunos):

Felipe Machado Salvador
“Projeto conceitual de um sistema de bobinas RMP para o tokamak TCABR” – Orientador: Prof. Gustavo Paganini Canal

Jônatas Barreto Ribeiro
“Investigação espectroscópica de núcleos leves através do espalhamento ressonante de prótons” – Orientador: Prof. Valdir Guimarães

Leopoldo Abranches de Carvalho
“Estudo de Hádrons Exóticos com a Atualização do Experimento ALICE do CERN” – Orientador: Prof. Marcelo Gameiro Munhoz
Item IV.1b – Defenderam Teses de Doutorado (05 alunos):

Adriana Valério
“Metodologias avançadas para estudo de materiais por difração e espalhamento de raios X” – Orientador: Prof. Sérgio Luiz Morelhão

Liner de Souza Santos
“Estudo de flutuações em colisões ultracentrais de íons pesados relativísticos” – Orientador: Prof. Mathew William Luzum

Pedro Eduardo Harunari
“O papel do tempo em fenômenos fora do equilíbrio: coarse-graining por transições, transições de fase e máquinas térmicas” – Orientador: Prof. Carlos Eduardo Fiore dos Santos

Raul Leonardo Rincon Celis
“Emaranhamento de quatro modos de banda lateral em um processo de mistura de quatro ondas” – Orientador: Prof. Marcelo Martinelli

Vinícius Pena Coto Limeira
“Nanopartículas magnéticas de ferritas mistas e multicomponentes: preparação, propriedades e possíveis aplicações” – Orientador: Prof. Luís Carlos Camargo Miranda Nagamine

Item IV.1c – Outras Comunicações:
a)    Portaria do Reitor, de 01.11.22, transferindo o cargo 1097989, ocupado pelo Prof. Ivã Gurgel, do Departamento de Física Experimental para o Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física.
b)    Portaria do Reitor, de 01.11.22, transferindo o cargo 1239821, ocupado pelo Prof. Eric de Castro Andrade, do Departamento de Física Geral para o Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física.
c)    Portaria do Reitor, de 10.11.22, aposentando o Prof. Mário José de Oliveira.
d)    Portaria GR 7841, de 25.11.22, que revoga a Portaria GR 4078/2009, e institui novas regras para a distribuição e o preenchimento em Empregos Públicos na USP.
e)    Edital CCD Nº 001/2022 – Edital para seleção de Mérito de Docentes MS-3.
f)    Portaria do Reitor, de 02.12.22, designando, entre outros membros, o Prof. Paulo Alberto Nussenzveig para compor a Comissão para analisar a distribuição de Empregos Públicos e a reposição das vacâncias que ocorrerem a cada ano.

Item IV.2  – Comunicações do Vice-Diretor.

Item IV.3 – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item IV.4 – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item IV.5 – Comunicações dos Membros da Congregação.

ORDEM SUPLEMENTAR DA 592ª. SESSÃO DA CONGREGAÇÃO, A SER REALIZADA EM 08.12.22

Item II.04 - Indicação de novo membro suplente para a Comissão Julgadora do concurso para provimento de um cargo de Professor Titular junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, na área de conhecimento de Física da Matéria Condensada, Edital IF-01/22.