594a. Sessão Ordinária da Congregação (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 30 Março, 2023 - 09:00
Data de Término:
quinta-feira, 30 Março, 2023 - 13:00
Local:
Auditório Abrahão de Moraes (Presencial)
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:

Pauta:   594ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data:    30.03.23 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

ORDEM DO DIA

Presença do Prof. Dr. Marcilio Alves que fará uma apresentação das atividades da FUSP.

Item I  – Assuntos Novos para deliberar:

Item I.01 - Homologação da indicação feita pela Comissão de Graduação, dos Professores Marcos Vinicius Borges Teixeira Lima e Domingos Humberto Urbano Marchetti como membros Titulares junto à Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Física, por 03 anos, a partir de 30.03.2023.

Item I.02 -  Homologação da indicação do Prof. Carlos Eduardo Fiore dos Santos como representante e do Prof. Marcio Teixeira do Nascimento Varella, como suplente do Departamento de Física Geral junto à Comissão de Pós-Graduação do IFUSP, com mandato de dois anos, a partir de 30.03.2023.

Item I.03 - Apreciação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pela Profa. Vera Bohomoletz Henriques, docente aposentada, a fim de colaborar com o Departamento de Física Geral.

Item I.04 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Josif Frenkel, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Matemática.

Item I.05 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Nei Fernandes de Oliveira Junior, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física dos Materiais e Mecânica.

Item I.06 - Apreciação dos conjuntos de disciplinas para a realização dos concursos de Livre-Docência dos departamentos (FAP, FEP, FGE, FMA, FMT, FNC) do Instituto de Física para o 1o e 2o períodos de 2023.

Item I.07 - Definição sobre os concursos de livre-docência serem realizados remotamente ou presencialmente nos termos dos artigos 179-A e 179-B, do Regimento Geral, à vista da Resolução nº 8353, de 07.12.22.

Item I.08 - Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, Ref. MS-3.1, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Nuclear, no qual estão inscritos os seguintes Doutores Jorge Albuquerque de Souza Corrêa, Juan Carlos Zamora Cardona, Vitor Ângelo Paulino de Aguiar, Álvaro Mauricio Ladino Gómez, Valdir Brunetti Scarduelli, Artur Canella Avelar, Osvaldo Camargo Botelho dos Santos, Paula Rangel Pestana Allegro, Paula Cristina Guimarães Antunes, Uiran Umbelino da Silva e Flavio Matias da Silva (Edital IF-48/22):
a)  Aceitação das inscrições;
b)  Formação da Comissão Julgadora.

Item I.09 - Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, Ref. MS-3.1, em RDIDP, junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, no qual estão inscritos os seguintes Doutores Sergio Augusto Giardino Filho, Chen-Te Ma, Georgios Itsios, Gustavo Pazzini de Brito, Enrico Olivucci, Viktor Jahnke, Humberto Gomez Zuniga, Thiago Rocha Araujo, Eduardo Tremea Casali, Adriano Lana Cherchiglia Thiago Simonetti Fleury, Andrea Leonardo Guerrieri, Praxitelis Ntokos, Luis Max Guillen Quiroz, Maria Fernanda Araujo de Resende, Gabriel Santos Menezes, Danilo Barbosa Liarte, Diego Rossi Gratieri, Stefano Gregorio Giaccari, Álvaro Mauricio Ladino Gómez, Benedict von Harling, Ana Júlia Silveira Mizher, Abhiram Mamandur Kidambi, (Edital IF-49/22):
a)  Aceitação das inscrições;
b)  Formação da Comissão Julgadora.

Item I.10 - Atualização dos critérios para a definição das áreas para concursos de Professor Titular, à vista do Parecer CAA, de 05.12.22.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item II.1 –  Comunicações do Diretor:

Item II.1a – Defendeu Dissertação de Mestrado (01 aluno):

Otávio Cístolo Citton
“Informação integrada e medidas de complexidade para sistemas desordenados” – Orientador: Prof. Nestor Feilpe Caticha Alfonso

Item II.1b – Defenderam Teses de Doutorado (03 alunos):

Elion Daniel Hack
“Vapor d’água atmosférico a partir de imagens radiométricas no infravermelho” – Orientador: Prof. Alexandre Lima Correia

Johnnier Pérez Armand
“Raios Cósmicos de ultra altas energias: origem e propagação” – Orientador: Prof. Edivaldo Moura Santos

Wilhelm Kroschinsky
“O grupo de renormalização fermiônico via decomposições contínuas de escala: o Método Majorante e o modelo tipo-Ising hierárquico” – Orientador: Prof. Domingos Humberto Urbano Marchetti

Item II.1c – Outras Comunicações:
a)  Carta de 15.12.22, do Prof. Diego Trancanelli, pedindo exoneração do cargo de Professor Associado (MS-S), junto ao Departamento de Física Matemática (a partir de 31/12/2022).
b)  Portaria do Reitor, de 13.03.2023, designando, em comissão, Paulo Eduardo Artaxo Netto, para exercer a função de Assessor de Gabinete, em Jornada Completa de Trabalho, junto à Reitoria da Universidade de São Paulo.
c)   Portaria do Reitor, de 16.03.23, designando, os Profs. Drs. Paulo Eduardo Artaxo Netto e Gabriela Marques Di Giulio para exercerem as funções de Coordenador e Vice-Coordenador, respectivamente, do Centro de Estudos Amazônia Sustentável – CEAS (Center of Studies on Sustainable Amazonia), com mandato de 2 anos, a contar da data da publicação.
d)  Portaria do Reitor, de 21.03.23, aposentando o Prof. Victor de Oliveira Rivelles.

Item II.2. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item II.3. – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item II.4. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item II.5. – Comunicações dos Membros da Congregação.