599a. Sessão Ordinária da Congregação (Aberta sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 28 Setembro, 2023 - 09:30
Data de Término:
quinta-feira, 28 Setembro, 2023 - 13:30
Local:
Auditório Abrahão de Moraes
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:

Pauta:    599ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data:     28.09.23 - 5a. Feira, às 9h30min.

1ª PARTE

Item I  – Assunto remanescente da 597ª. Sessão da Congregação, de 29.06.23:

Item I.01 - Homologação do Relatório Final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, na área de “Cosmologia de 21 cm, com ênfase em separação de componentes, rajadas rápidas de rádio e modelos cosmológicos de interação de matéria e energia escura” junto ao Departamento de Física Geral, no qual foi aprovado o Prof. Dr. Filipe Batoni Abdalla (Edital IF/50/22).

Item II  – Assuntos Novos para deliberar:

Item II.01 - Homologação da indicação da Profa. Anne Louise Scarinci Peres como representante e da Profa. Valéria Silva Dias, como suplente do Departamento de Física Aplicada junto à Comissão de Biblioteca do IFUSP, com mandato de dois anos, a partir de 28.09.23.

Item II.02 -  Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Luís Carlos de Menezes, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Experimental.

Item II.03 - Homologação do Relatório Final da Comissão Julgadora do concurso público de títulos e provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, na área de “Informática dos Materiais” junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, no qual foi aprovada a Profa. Dra. Luana Sucupira Pedroza (Edital IF/05/23).

Item II.04 - Homologação do Relatório Final da Comissão Julgadora do concurso público de títulos e provas para obtenção do título de Livre-docência, junto ao Departamento de Física Matemática (1º período de 2023), no qual foi aprovada a Profa. Dra. Bárbara Lopes Amaral (Edital IF/16/23).

Item II.05 - Aditivo de alteração da coordenação do convênio de Doutorado Interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e o Instituto Federal de São Paulo – Dinter PIEC-USP/IFSP.

Item II.06 - Edital para abertura de concurso público de títulos e provas visando o preenchimento de um cargo de Professor Doutor, Ref. MS-3, em RDIDP, na área de Biofísica, junto ao Departamento de Física Aplicada (cargo no. 1237888).

Item II.07 - Edital para abertura de Concurso Público de Títulos e Provas visando o preenchimento de um cargo de Professor Doutor, Ref. MS-3, em RDIDP, na área de Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas, junto ao Departamento de Física Matemática (cargo no.1093274).

Item II.08 - Edital para abertura de Concurso Público de Títulos e Provas visando o preenchimento de um cargo de Professor Doutor, Ref. MS-3, em RDIDP, na área de Física Matemática, junto ao Departamento de Física Matemática (cargo no. 1083376).

Item III.  –  Discussão e votação da seguinte ata:
a)    598a. Sessão Ordinária, realizada em 31.08 23.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item IV.1 –  Comunicações da Diretora:

Item IV.1a – Outras Comunicações:
a)    Deliberação do CTA para pedidos de afastamentos de docentes e de funcionários com prejuízo de vencimentos.
b)    Relatório de indicadores da Pró-G e prazo para encaminhamento do plano institucional de aprimoramento de desempenho do Ensino de Graduação.
c)    Resultado do Edital GR 01/2023 – Programa de Servidores Técnicos de Nível Superior (ProServ) – vertente Pesquisa e Inovação.
d)    Contratos por tempo determinado de docentes não renovados.
e)    Portaria do Reitor, de 19.09.23, nomeando Pedro Vinícius Guillaumon para exercer o cargo de Professor Doutor.
f)    Of DFN/051/2023, de 19.09.23, informando a eleição dos Professores Márcia de Almeida Rizzutto e Alexandre Alarcon do Passo Suaide, como Chefe e Suplente do Chefe, respectivamente, do Departamento de Física Nuclear, por 02 anos a partir de 02.10.23.
g)    Of. DIF 037/23, de 19.09.23, indicando o Prof. Alexandre Alarcon do Passo Suaide como Coordenador do Centro de Computação do CCIFUSP, a partir de 19.09.23.
h)    Distribuição dos encargos didáticos do 2º semestre de 2023, aprovada pelos Departamentos: FAP, FEP, FMT e FNC.

Item IV.2. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item IV.3. – Comunicações das Comissões: CPG, CG, CPq, CCEx, CIP e CPGI.

Item IV.3a - CPG – Defenderam dissertações de mestrado (03 alunos):

Daniel Alves Matos
“Absorção e efeitos da polarização de ondas terahertz no clinocloro ” – Orientador: Prof. Felix Guillermo González Hernández

Raquel Melo de Oliveira
“A ciência sob censura: um estudo sobre o cotidiano do Instituto de Física da USP de sua criação até a anistia” – Orientador: Prof. Ivã Gurgel

Yuri Naghirniac de Stefani
“Estudo experimental dos perfis de dose em tomografia computadorizada” – Orientador: Prof. Paulo Roberto Costa

Item IV.3b – Defenderam Teses de Doutorado (02 alunos):

Juliana Raw
“Investigação da interação de proteínas modelo com líquidos iônicos e surfactantes em meio aquoso” – Orientador: Prof. Leandro Ramos Souza Barbosa

Monaliza da Fonseca
“Concepção de um estilo progressivo para atividades investigativas no ensino médio” – Orientadora: Profa. Nora Lia Maidana

Item IV.3c – CG;

Item IV.3d – CPq;

Item IV.3e – CCEx;

Item IV.3f – CIP;

Item IV.3g – CPGI;

Item IV.4. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item IV.5. – Comunicações dos Membros da Congregação.