600a. Reunião Ordinária da Congregação - OD aberta (sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 26 Outubro, 2023 - 09:30
Data de Término:
quinta-feira, 26 Outubro, 2023 - 13:30
Local:
Auditório Abrahão de Moraes
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:

Pauta:     600ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data:     26.10.23 - 5a. Feira, às 9h30min.

1ª PARTE

Item I  –  Assuntos Novos para deliberar:

Item I.01 - Homologação da recondução dos Profs. Rubens Lichtenthäler Filho e Marcelo Gameiro Munhoz, como representante e respectivo suplente do Departamento de Física Nuclear junto à Comissão de Pesquisa do IFUSP, com mandato de dois anos, a partir de 29.10.23.

Item I.02 -  Homologação da indicação da Profa. Carla Goldman como Coordenadora da Comissão de Biblioteca por 02 anos, a partir de 26.10.2023.

Item I.03 -  Deliberação sobre os pareceres da Comissão Avaliadora referentes aos Relatórios de Acompanhamento Docente (RAD) - 2023.

Item I.04 -  Concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física Matemática no qual está inscrito o Prof. Riccardo Sturani, referente ao 2º período de 2023 (Edital IF-47/23):
a)    Aceitação da inscrição;
b)    Formação da Comissão Julgadora;
c)    Indicação do Presidente da Banca.

Item I.05 -  Regulamentação do cômputo da carga didática dos docentes do Instituto de Física, prevista no artigo 52 do Estatuto Docente da USP (Resolução 7271/2016, alterada pela Resolução 7603/2018).

Item I.06 -   Participação do Dr. Gabriel Ladeira Osés, no Programa Pesquisador Colaborador junto ao Departamento de Física Nuclear pelo período de 1º.10.23 a 30.09.28, à vista da Resoluções CoPq nº 7413, de 06 de outubro de 2017 e CoPq nº 7787, de 26 de agosto de 2019.

Item I.07 -     Pedido da Profa. Márcia de Almeida Rizzutto, Docente do Departamento de Física Nuclear, de Vinculação Subsidiária ao Instituto de Física-USP, por 03 anos, junto ao Museu de Arte Contemporânea (Resolução nº 6487, de 09/01/13).
Relator do FNC: Profa. Elisabeth Mateus Yoshimura
Relator da Congregação: Prof. Manfredo Harri Tabacniks

Item II. -     Discussão e votação da seguinte ata:
a)    599a. Sessão Ordinária, realizada em 28.09 23.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item III.1ª -     Comunicações da Diretora:
1)    Of. CPG/05623/IF, de 22.09.23, indicando o Prof. Dr. Marcelo Martinelli como Presidente da Comissão Coordenadora de Aperfeiçoamento de Ensino, a partir de 31.08.23.
2)    Portaria do Reitor, de 11.10.23, nomeando Eduardo Tremea Casali, como Professor Doutor, ref. MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica.
3)    Portaria IF-040/2023, de 16.10.23, designando o Prof. Dr. Giancarlo Espósito de Souza Brito como coordenador da Coordenação de Produtos Químicos Controlados (CPQC) do IFUSP.
4)    Portarias do Reitor, de 17.10.23, nomeando Germano Maioli Penello e Lucas Medeiros Cornetta, como Professores Doutores, ref. MS-3, em RDIDP, junto aos Departamentos de Física Aplicada e Geral, respectivamente.
5)    Proposta orçamentária para 2024.
6)    Resposta da CAA à solicitação de permanência de 03 cargos de Professor Titular.
7)    Carga didática: 1º. Semestre/2024.
8)    Greve dos alunos.

Item III.1b – Outras Comunicações:

Item III.2. –  Comunicações do Vice-Diretor.

Item III.3a -  CPG – Defenderam dissertações de mestrado (08 alunos):

Arilson da Silva
“Medidas de alta acurácia de poder de freamento para prótons com energia de alguns MeVs. ” – Orientador: Prof. Tiago Fiorini da Silva

Júlia Schenatto
“Análises não invasivas de pinturas de cavalete do artista Oscar Pereira da Silva pertencentes ao acervo do Museu Paulista da USP” – Orientador: Profa. Marcia de Almeida Rizzutto

Luan de Paula Cordeiro
“Ciclo diurno e sazonal das propriedades ópticas e geométricas das nuvens cirrus na Amazônia” – Orientador: Prof. Henrique de Melo Jorge Barbosa

Luís Felipe Santos da Silva
“Estatística de tempo de espera para uma cavidade óptica acoplada com um ponto quântico duplo” – Orientador: Prof. Luís Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva

Marcela Lopes Fernandes
“Simulação computacional de eletrodos orgânicos” – Orientador: Profa. Helena Maria Petrilli

Matheus Genaro Dantas Xavier
“Estudos sobre a luz extragaláctica de fundo com raios gama por meio de métodos de Monte Carlo via cadeias de Markov” – Orientador: Prof. Edivaldo Moura Santos

Pedro Luiz Domingues Magro
“Investigação da estrutura de cluster em núcleos leves com espalhamento elástico” – Orientador: Prof. Valdir Guimarães

Robson do Nascimento
“Caracterização por meio de técnicas espectroscópicas não-destrutivas e imageamento de pinturas do acervo do Museu Paulista da USP” – Orientador: Profa. Marcia de Almeida Rizzutto

Item III.3b – Defendeu Tese de Doutorado (01 aluno):

Carlos Ernesto Fernández Noa
“Termodinâmica estocástica de máquinas térmicas colisionais e transição de fase” – Orientador: Prof. Carlos Eduardo Fiore dos Santos

Item III.4a   CPGI – Defendeu dissertação de mestrado (01 aluno):

Rubens Parker Mamani Huaman
“A observação do céu nas propostas didáticas para a educação básica brasileira: um olhar para as pesquisas da área” – Orientador: Profa. Cristina Leite

Item III.4b – Defendeu Tese de Doutorado (01 aluno):

Elcio de Souza Lopes
“Ensino de Ciências por Investigação e a Física Moderna: contribuições da Epistemologia e da Semiótica” – Orientador: Prof. Mikiya Muramatsu

Item III.5 –   CG.

Item III.6 –   CPq.

Item III.7 –   CCEx.

Item III.8 –   CIP.

Item III.9. –  Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item III.10. – Comunicações dos Membros da Congregação.