602a. Reunião Ordinária da Congregação (Aberta - Sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 14 Dezembro, 2023 - 09:30
Data de Término:
quinta-feira, 14 Dezembro, 2023 - 13:30
Local:
Auditório Abrahão de Moraes
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:

Pauta:   602ª. Sessão Ordinária da Congregação

Data:    14.12.23 - 5a. Feira, às 9h30min.

1ª PARTE

Item I  – Assunto remanescente da 601ª. Sessão da Congregação, de 30.11.23:

Item I.01 - Plano de Gestão - Laboratório Aberto de Física Nuclear e Aplicações (LAFNA) Equipamentos Multiusuário (EMU) (Responsável: Professor Leandro Romero Gasques).

Item II  – Assuntos novos para deliberar:

Item II.02 - Homologação da indicação dos Profs. Arnaldo Gammal e Airton Deppman como representante e respectivo suplente do Departamento de Física Experimental junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IFUSP, com mandato de três anos, a partir de 14.12.23.

Item II.03 -  Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pelo Prof. Otaviano Augusto Marcondes Helene, docente aposentado, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Experimental.
Relator do FEP: Prof. Luís Carlos de Menezes

Item II.04  –  Pedido de transferência do Prof. Dr. Pedro Vinícius Guillaumon, ref. MS-3, em RDIDP, do Departamento de Física Matemática para o Departamento de Física Experimental do Instituto de Física.

Item II.05 - Termo de compromisso para adesão ao Convênio Acadêmico Internacional Geral, firmado entre a USP e a Universität Münster (Alemanha), para dupla titulação em nível de doutorado do estudante Leonardo Barreto de Oliveira Campos, coordenado pelo Prof. Marcelo Gameiro Munhoz.

Item II.06 - Apreciação do Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Física (PPP).

Item II. 07 -  Apreciação do Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Física Médica (PPP).

Item II.08 -   Relatório de Atividades da Comissão de Biblioteca, referente ao exercício de 2022.
Coordenador:     Prof. Dr. Danilo Mustafa (de 29/05/2020 a 28/05/2022)
Prof. Dr. Sérgio Luiz Morelhão (30/06/2022 a 31/08/2023)

Item II.09 - Inclusão de representante docente e respectivo suplente, externos ao Instituto de Física, na Comissão de Usuários relativa ao Equipamentos Multi Usuário 9T C-Mag System, para atender aos requisitos mínimos determinados pela Portaria GR 7311/18 (Responsável: Prof. Gennady Gusev).

Item III. -  Discussão e votação da seguinte ata:
a)    600a. Sessão Ordinária, realizada em 26.10 23.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item IV.1 – Comunicações da Diretora:
1)    Deliberação da Comissão de Claros Docentes, de 06.12.23, sobre os procedimentos para reposição de claros decorrentes de aposentadorias ocorridas no ano de 2022.
2)    Comunicado da Câmara de Avaliação Institucional – CAI, de 30.11.23, sobre o calendário 2024 referente à elaboração do Projeto Acadêmico (PA) para o VI Ciclo Avaliativo (2023 – 2027).
3)    Orçamento para 2024.
4)    Redução de custos das máquinas reprográficas.
5)    Novo prédio para o IFUSP: Biblioteca, sala de estudo e salas de aula.
6)    Portaria PRPG nº 54/2023 divulgando o resultado do “Prêmio Tese Destaque USP – 12ª Edição”. Na Grande área “Ciências Exatas e da Terra”, a tese defendida pelo Senhor Pedro Eduardo Harunari, orientado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Fiore dos Santos, recebeu Menção Honrosa.
7)    Retificação da documentação relativa aos pedidos de afastamento de professores e funcionários com impacto nos vencimentos, aprovado na 361ª Sessão Ordinária do CTA realizada em 21.09.23.
8)    Edital PRIP 04/2023 que visa a valorizar os servidores técnico-administrativos da USP, estimulando a realização de atividades relacionadas ao bem-estar funcional e qualificando a convivência e as relações interpessoais em ambiente de trabalho.
9)    Circ. SG/CAA/71, de 05.12.23, informando que a Comissão de Atividades Acadêmicas não abrirá chamada para solicitações de novos cargos de Professor Titular no ano de 2023.
10)    Portaria do Reitor, de 05.12.23, designando o Prof. Caetano Rodrigues para compor o Comitê Gestor do Centro de Estudos de Gases de Efeito Estufa (Research Centre for Greenhouse Gas Innovation – RCGI).
11)    Deliberação da Comissão de Claros Docentes, de 06.12.23, concedendo 01 (um) claro temporário, até 31.07.24, para o Departamento de Física Aplicada.

Item IV.1a – Outras Comunicações:

Item IV.2. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item IV.3a - CPG – Defendeu dissertação de mestrado:

Isabela Pereira Lima Dias
“Fases geométricas em medições fracas” – Orientador: Profa. Barbara Lopes Amaral

Item IV.3b – Defendeu Tese de Doutorado:

Luiz Henrique da Silva
“O uso de varredura Z para a determinação do DNA LIVRE CIRCULANTE como fator prognóstico no câncer gástrico” – Orientador: Profa. Sarah Isabel Pinto Monteiro do Nascimento Alves

Item IV.3c   CPGI:
a)  Dra. Patricia Mie Matsuo foi premiada pela CAPES no âmbito do Prêmio CAPES de Tese 2023, com a Tese defendida pelo PIEC intitulada "Práticas escolares de educação em redução de riscos e desastres socioambientais", orientada pela Profa. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva (IB-USP).

Item IV.3e – CG.

Item IV.3f – CPq.

Item IV.3g – CCEx.

Item IV.3h – CIP.

Item IV.4. – Comunicações da representante da Congregação no Conselho Universitário.
Proposta de Distribuição Orçamentária da USP para 2024.

Item IV.5. – Comunicações dos membros da Congregação.